Quem entrar, hoje à noite, na sala de desfiles ou em algum dos charmosos lounges do Crystal Fashion não faz idéia do quanto se trabalhou para chegar ao glamour do evento.

CARREGANDO :)

Muito antes de se acenderem as luzes sobre modelos e celebridades, cerca de 600 pessoas já estavam trabalhando duro. Paulo Martins e Ilse Lambach são dois exemplos de profissionais que se dedicam de corpo e alma ao Crystal Fashion. Ele, coordenador de produção do evento; ela, responsável pela montagem e decoração do ambiente geral e de vários lounges de empresas participantes, contam como sobrevivem na maratona fashion e ainda conseguem sorrir e se divertir durante a semana de moda.

A semana anterior ao evento é decisiva. O que precisa ser feito nesses dias?

Publicidade

Paulo Martins – Tento manter um ritmo normal de trabalho, poupando energias para a semana dos shows. Em média, nesse período, trabalho dez horas por dia. Aprendi a não centralizar, confiando nas equipes. Acordo por volta das 9 horas e às 9h15 já estou com o celular no ouvido!

Ilse Lambach – Dormir virou um detalhe na minha vida, pois, além do Crystal Fashion, tenho meu escritório de eventos, que continua funcionando e atendendo outros clientes, minha casa, e minha família. É comum chegar em casa às 2 horas, e às 7 horas já estou de pé, agitando.

E durante a semana de moda?

PM – A chave é otimizar o tempo, meu e da equipe. Temos de estar em boas condições. Se precisar trabalhar dez horas por dia, trabalhamos; se forem 12, 14, 20 horas... a gente enfrenta. Geralmente sou o último a sair do evento toda noite, porque checo todas as providências para o dia seguinte. Acabo indo jantar lá pelas 2 horas. Durmo às 4 horas, acordo às 9, decido coisas por telefone e chego no shopping por volta das 11 horas para mais um dia.

IL – Além de todo o trabalho de sempre, temos de marcar presença nos lounges dos nossos clientes para atender os convidados, não deixar faltar nada, resolver os últimos detalhes: sempre acontece alguma coisa na última hora e temos que estar preparados. Nesses dias, meu café da manhã é apenas o pretinho básico. Almoço não faz parte da minha rotina nessa época! Depois de passar a maior parte do dia trabalhando e organizando tudo, volto para o Crystal Fashion por volta das 7 da noite, depois dos cuidados indispensáveis de mulher: cabeleireiro, roupa, produção pessoal...

Publicidade

O que fazer para manter o pique durante o evento?

PM – O que dá energia é amar o que se faz. Fora isso, que é indispensável, tomo muito café, e mantenho um bom condicionamento físico, com musculação e exercícios aeróbicos. Um evento de moda acaba sendo um esporte radical!

IL – Bebo muita água. E sempre que posso, faço exercícios de alongamento e relaxamento.

O que tira você do sério?

PM – Fico nervoso com atrasos no tempo de troca de cenografia de um desfile para o outro. Mas o que me tira do sério mesmo são os curiosos que tentam entrar no backstage sem autorização, e podem comprometer toda a preparação de um desfile e o trabalho da imprensa. Escutar o famoso "Você sabe com quem está falando ?", então, ninguém agüenta!

Publicidade

IL – Falta de profissionalismo! Pintor que não dá o acabamento desejado, eletricista que emenda fio de qualquer jeito... nós não podemos comprometer a infra-estrutura dos espaços, nosso trabalho é pautado pela qualidade.

E o que faz sorrir?

PM – Fico feliz quando vejo todos os profissionais trabalhando e dando o melhor de si: modelos, produtores, equipe técnica, camareiras, seguranças, limpeza, recepcionistas, marketing, imprensa... é gratificante. Quando a luz acende e vejo a primeira modelo entrar na passarela, agradeço a Deus, tenho convicção de que todos estão dando o seu melhor, e que não realizamos nada sozinhos.

IL – O reconhecimento e a admiração das pessoas ao ver uma garagem de shopping, totalmente transformada em ambientes de requinte!

Qual a roupa ideal para vestir em um evento em que a moda é o assunto principal?

Publicidade

PM – Em nossa atividade a roupa ideal é a básica, confortável, que não limite os movimentos, e em cores neutras. Não confio muito em produtores que "se produzem" para trabalhar, dando a impressão que saíram de um editorial de moda... o estilo se deixa para depois. A elegância, nesse caso, está no comportamento, e não na roupa.

IL – De dia, durante a produção e montagem, visto o mais básico e confortável possível. À noite, no evento, é preciso ter estilo: nesse caso, o chique é bem-vindo, pois nesses momentos estamos com os empreendedores do shopping, recebendo convidados.

Quando tudo acaba, qual a primeira coisa que dá vontade de fazer?

PM – A primeira coisa que faço é agradecer a Deus e, em seguida, congratular e agradecer a cada um da equipe por mais uma realização. Em 14 edições de Crystal Fashion, já somos quase que uma família. Em seguida desligo o celular, pelo menos por um dia, e tenho vontade de comer a comidinha da mamãe!

IL – Relaxar em um bom sofá, em algum dos nossos lounges, com os amigos, e agradecer aos fornecedores e parceiros é a primeira coisa! E, depois, a vontade é sair para festejar mais um evento de sucesso.

Publicidade