"Minha nada mole vida" tem como personagem principal um jornalista que cobre as festas mais bizarras, tem um filho de dez anos com QI elevadíssimo e ainda vive uma relação de guerra declarada com a ex-mulher. Seu nome é José Horácio, personagem de Luiz Fernando Guimarães na nova série da Rede Globo, que estréia nesta sexta-feira (7). Com roteiro de Fernanda Young e Alexandre Machado - o casal também responsável pelos textos de "Os normais" - a atração de oito episódios foi idéia do próprio Luiz, que pretendia no mesmo programa desmistificar o mundo do glamour, através desse jornalista meio frustrado e que mora num apart hotel com cheiro de mofo, aproveitando ainda para mostrar ao público como é difícil a relação entre pais separados... e como fica o filho no meio dessa confusão.

CARREGANDO :)

- Estava querendo fazer um outro tipo de trabalho dentro da comédia, que falasse sobre o relacionamento humano e saísse um pouco do que vinha fazendo. Tinha a imagem de um casal meio desequilibrado e no meio disso uma criança meio autista. A relação entre pai e filho é algo complicado, eles vivem aos trancos e barrancos - explica Luiz, avisando que o programa continua no horário de sempre: "depois dos peixinhos do Globo Repórter".

Fernanda Young concorda com o ator. Segundo a autora, nunca a TV brasileira falou de uma maneira tão aberta sobre o que acontece numa relação de pai e filho, após a separação de um casal.

Publicidade

- Quando um casamento acaba, na maioria dos casos o filho fica com a mãe. E essa busca deve ser edificante, essa tentativa dura de o pai conquistar o filho, de uma forma meio desajeitada. É algo bonito e transformador. Nunca um produto nacional falou assim sobre essa relação, de um cara obrigado a ver o filho que nem conhece o pai.

Alexandre Machado avisa, por experiência própria, que nem sempre sair com os rebentos é algo tranqüilo. Pelo contrário. Para o diretor, conseguir fazer do programa algo super divertido para a criança é praticamente uma missão impossível. Para ele, tais situações renderão ao programa os momentos mais cômicos.

- Eu e a Fernanda temos filhos pequenos e sabemos a luta que é fazer programas com eles. Se os levamos na praia, não querem entrar na água. É um conflito muito interessante para se trabalhar dramaturgicamente. E muito engraçado também - opina.

Além de Luiz Fernando, o elenco comandado por José Alvarenga Jr., conta com Maria Clara Gueiros, (a dona do quadro "Te conheço", do humorístico "Zorra Total") no papel da ex-mulher Silvana e David Lucas como Hélio, o complicado filho do casal, ator que conseguiu o papel depois de inúmeros testes.

- Não podíamos ter um garoto com cara de surfistinha nesse papel. O Hélio é uma criança entediada e que não se diverte com qualquer coisa. Ele é meio alienígena - diz Alexandre.

Publicidade

Maria Clara interpreta uma personagem completamente oposta ao Jorge Horácio, o jornalista que comanda o programa "Jorge Horácio by night". Ela é uma perua de carteirinha e que arranca o que pode do bolso do ex-marido.

- A vida dela é mole, é uma mulher que passa o dia no cabeleireiro. Ela é folgada, gosta de ficar sacaneando o Horácio e tem uma tensão permanente. É aquela mulher que berra, meio louca mesmo.

Sobre a inevitável comparação com "Os normais", Luiz Fernando diz não estar preocupado.

- Não ligo mesmo. É normal, sempre vão comparar, não tem jeito. Mas sabemos que as pessoas vão gostar, pois vamos falar de um jornalista engraçado, um cara que mostra que a vida de ninguém é mole. Não é?