O Ministério da Cultura lança nesta segunda-feira (22/10), em Curitiba o Prêmio Culturas Indígenas 2007. O Prêmio Culturas Indígenas é projeto resultante da parceria do Minc e a Associação Guarani Tenonde Porã para incentivar a produção cultural indígena.
A intenção do Prêmio é reunir as iniciativas culturais desenvolvidos coletivamente nessas comunidades e compartilhá-los com a sociedade civil através de produtos lançados. A edição 2006 gerou um banco de dados atualizado que será disponibilizado ao público. Também foi lançado, no segundo semestre, o livro Prêmio Culturas Indígenas 2006, editado pelo SESC São Paulo, Minc e Associação Guarani Tenonde Porã. A publicação descreve em mais de 300 páginas ilustradas as 467 iniciativas inscritas na primeira edição do Prêmio fornecendo dados como povos, população, área territorial e endereços para contato.
As inscrições para o Prêmio 2007 começaram dia 10 de outubro, data da publicação do edital, e prosseguem até 7 de janeiro de 2008. O patrocínio é da Petrobras. A exemplo da edição 2006, podem se inscrever no prêmio comunidades e organizações indígenas de todo o Brasil. Ano passado, o sul teve 10 iniciativas premiadas sendo três iniciativas do estado do Paraná. No total o prêmio 2006 recebeu 467 projetos desenvolvidos pelas próprias comunidades, atingindo 85 povos indígenas dos cerca de 225 existentes no Brasil.
Oficinas
Estão programadas 50 oficinas até dezembro em todas as regiões do Brasil para esclarecer e orientar as comunidades e organizações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, prazos e documentação assim como incentivar localmente a discussão em torno de iniciativas que possam concorrer ao Prêmio.
SERVIÇO
Lançamento do Prêmio Culturas Indígenas em CuritibaDia: 22 de outubroLocal: Secretaria Estadual de Cultura do Paraná Auditório Brasília Itiberê (Rua Ébano Pereira, 240)Hora: 19h
RAIO-X DO PRÊMIO CULTURAS INDIGENAS 2007
SELECIONADOS
100 (cem) iniciativas coletivas de fortalecimento das expressões culturais indígenas tradicionais e a identidade dos diversos povos
PREMIAÇÃO
R$ 24 mil reais [bruto] para cada selecionado
QUEM PODE CONCORRER
Comunidades indígenas do Brasil que vivem em aldeias e também em áreas urbanas e Organizações indígenas com representatividade nas comunidades.
INSCRIÇÃO
Para se inscrever é necessário preencher o Formulário de Inscrição e encaminhar juntamente com a Declaração de Apoio da comunidade à iniciativa inscrita e a Declaração de Garantia de Direitos Coletivos, todos presentes no manual de orientações para: o endereço PRÊMIO CULTURAS INDIGENAS 2007 EDIÇÃO XICÃO XUCURUCAIXA POSTAL No. 8572-X SHS QUADRA 2, BLOCO BCEP 70.312-970 Brasília/DF A Ficha de Inscrição pode ser digitada ou preenchida à mão utilizando caneta. As comunidades também podem apresentar a iniciativa de forma oral gravando em áudio ou vídeo (VHS ou DVD) as respostas da ficha de inscrição.
Quem tiver acesso à internet também poderá preencher a ficha através do site www.premioculturasindigenas.org
É obrigatório o envio pelo correio do Formulário de Inscrição, do Documento de Apoio da Comunidade à Iniciativa e a Declaração de Garantia de Direitos Coletivos e anexos que tragam informações complementares sobre a iniciativa inscrita.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião