Curitiba será sede nesta segunda-feira (4), às 18h, do lançamento do Prêmio Culturas Indígenas 2006 uma reivindicação já antiga dos indígenas brasileiros, agora contemplada pelo Ministério da Cultura. Dividido em 16 categorias, que passam por rituais, histórias, artesanato e outras formas de expressões tribais, o prêmio visa estimular a manutenção e propagação da cultura dos índios.
Até o fim deste ano, a premiação vai selecionar 80 iniciativas de comunidades e organizações indígenas de todo o país, que receberão 15 mil reais. Para participar, cada organismo pode inscrever iniciativas que aconteceram nos últimos cinco anos ou em processo de execução por, no mínimo, um ano. O edital com as demais regras da premiação será publicado até o fim de setembro pelo ministério.
Nesta primeira edição, o homenageado do prêmio será um índio paranaense. Ângelo Cretã, uma liderança caingangue nos anos 70 e natural de Mangueirinha, Sudoeste do Paraná, foi o primeiro vereador indígena eleito no Brasil em 1976. Ele acabou morto em uma emboscada quatro anos depois.
A cerimônia acontece no Auditório Brasílio Itiberê da Secretaria Estadual da Cultura, que fica na Rua Ébano Pereira, 240.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião