O escritor sueco Stieg Larsson escreveu, antes de sua morte em 2004, a trilogia Millenium, uma grande saga policial moderna que tinha como protagonistas o jornalista Mikael Blomkvist e a jovem hacker Lisbeth Salander. O sucesso internacional chegou postumamente: a tradução do primeiro livro da série, Os Homens que Não Amavam as Mulheres, chegou à França em 2006, mas só em 2008 a obra adentrou no grande mercado inglês. No mesmo ano, o livro foi o segundo mais vendido no mundo, atrás apenas de O Caçador de Pipas, do afegão-americano Khaled Hosseini. De acordo com o site do escritor sueco, 60 milhões já foram vendidos no mundo, traduzidas para mais 40 línguas. Tal fenômeno desbravou o caminho para a popularização do chamado romance policial nórdico: autores suecos, noruegueses e islandeses que arrecadam prêmios e recordes de vendagens.
A aproximação geográfica que não necessariamente sugere uma corrente literária gerou um dos mais bombásticos movimentos editoriais dos últimos anos. A editora Marta Garcia, responsável pela edição dos livros de Larsson e por O Silêncio do Túmulo, do islandês Arnaldur Indridason, ambos publicados pela Companhia das Letras, concorda que Larsson abriu o caminho para os outros autores, mas que o policial nórdico era um grande nicho que ainda não era devidamente explorado: "Existem muitos autores sendo publicados por lá, mas não temos acesso à maioria por causa da língua", diz, referindo-se ao fato de a maioria dos livros ser traduzida a partir de versões em inglês ou francês.
Por essa razão, Marta afirma que o principal critério para a chegada dos autores em outros países, inclusive no Brasil, são os prêmios. Além de Indridason, que conquistou um Dagger concedido aos escritores policiais pela organização britânica Crime Writers Association a Companhia das Letras lançou também alguns livros do sueco Henning Mankell. O autor é conhecido em seu país principalmente pelos dez livros que têm como personagem central o detetive Kurt Wallander, adaptados para a televisão pela BBC e garantindo a Mankell uma vendagem que já ultrapassa os 30 milhões. A editora também assume que a corrida para descobrir o novo Stieg Larsson é grande: "acabamos de comprar os direitos do livro Healer, de um autor finlandês chamado Antti Tuomainen. Decidimos pela compra a partir de um trecho do livro, quando o normal é analisarmos a obra inteira. Precisamos tomar uma decisão rápida porque o mercado está mesmo aquecido".
Semelhanças
Talvez o fato mais curioso a respeito da literatura policial nórdica seja a disparidade entre a sociedade aparentemente perfeita, com baixíssimos índices de criminalidade (neste ano, a Islândia ocupou o primeiro lugar na lista dos países mais pacíficos do mundo) e a enorme profusão de crimes ficcionais. "Tanto Stieg Larsson quanto Arnaldur Indridason querem mostrar que a sociedade bem-resolvida em que eles vivem não passa de uma aparência. O romance policial aqui funciona como uma porta de entrada antropológica para conhecê-las", conta Marta Garcia. Ela diz que uma das principais semelhanças entre esses autores é a constante presença da violência contra as mulheres (em Os Homens que Não Amavam as Mulheres, cada parte do livro era aberta com uma estatística alarmante referente a agressões domésticas e estupros na Suécia).
A atualidade dos elementos dos romances é outra marca distinta, e não apenas no que se refere a aspectos tecnológicos. O racismo, a misoginia e a solidão são outros temas ressaltados pela editora Luciana Villas Boas, da Record, responsável pela publicação de quatro autores policiais suecos e um norueguês, Jo Nesbo. "Em Garganta Vermelha [primeiro romance de Nesbo publicado no Brasil], o autor praticamente já previa a terrível e dramática explosão de ódio racial que viemos a observar recentemente na Noruega", afirma, sobre os ataques terroristas que aconteceram na capital Oslo em julho deste ano que deixaram 76 mortos. Luciana completa, sobre o fascínio que Stieg Larsson e outros escritores exercem sobre os leitores do resto do mundo: "Esses autores têm uma capacidade extraordinária de criar enredos originais e reveladores, em torno de personagens com densidade psicológica em um cenário de grandes questões contemporâneas, que preocupam a todos".
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