O escritor gaúcho Moacyr Scliar participa de um bate-papo nesta quarta-feira (26), em Curitiba, no Teatro da Caixa, durante o lançamento do livro "Os Vendilhões do Templo" (Companhia das Letras, 304 págs., R$ 43,00). Na obra, Scliar reconta a vida de um rapaz simples, filho de agricultores, que vendia pombos na porta de uma igreja na época em que Jesus Cristo fazia suas pregações. A história de Scliar parte do episódio Vendilhões do Templo, registrada no Evangelho de São Mateus, para sugerir as possíveis reações das pessoas que estavam no local. No episódio bíblico Jesus expulsa as pessoas que vendiam coisas na frente da igreja, depois de ficar revoltado com a invasão da Casa de Deus.
A obra conta ainda duas outras histórias, que de alguma maneira reproduzem em lugares e tempos diferentes o episódio original. Em uma delas, fala sobre uma pequena missão jesuítica no território brasileiro, já no século 17. Na outra, relata os acontecimentos da cidade que se formou sobre a missão, agora já no ano de 1997. Em ambas, os ecos da história de Jesus e dos vendilhões aparecem para dar sentido único à trama.
O encontro desta noite com Scliar é uma boa oportunidade para entender sua inspiração no trecho bíblico. O evento integra o projeto Sempre um Papo e tem entrada franca.
Serviço: Sempre um Papo, com Moacyr Scliar. Quarta-feira (26) às 19h30. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: (41) 3321-1999. Entrada franca.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião