129 é o número de estilistas, designers e ateliês que estão incluídos no portal Fashion Culture Brasil. A curadoria foi realizada por uma equipe de 12 jornalistas um por cidade-sede. Em Curitiba, foram incluídos 17 diferentes endereços no roteiro fashion.
A profusão de blogs de street style pela internet, que englobam não só o estilo dos personagens fotografados, mas também refletem o cotidiano da cidade, é somente um exemplo de que a moda está totalmente atrelada à cultura, e vai além de tendências. Isso sem falar em estilistas que usam os elementos brasileiros em suas roupas até o paranaense João Turin (1878-1949) explorou os pinhões e outras características do estado, seja em suas esculturas ou em modelitos que desenhou (alguns, aliás, estão expostos na mostra João Turin Vida, Obra, Arte, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer). Pensando nisso, a jornalista Nereide Michel, ex-editora do caderno Viver Bem, da Gazeta do Povo, e o produtor Paulo Martins, formataram o site Fashion Culture Brasil.
O projeto, vencedor do Concurso Copa 2014, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), foi o único contemplado no Eixo Moda em todo o Brasil, e reúne, em um site bilíngue (inglês e português) informações de moda e cultura das 12 cidades-sede do Mundial, que termina neste domingo. Cada uma das sedes teve curadoria de um jornalista especializado na área em Curitiba, as escolhas ficaram a cargo de Adélia Lopes.
O visitante do site tem acesso, além das informações básicas de cada cidade, a um roteiro de moda completo, com ateliês autorais e associações que trabalham com produtos sustentáveis todas as dicas com o devido endereço, para que as pessoas possam conhecer os locais pessoalmente. Em outro espaço da página, Nereide e Paulo escolheram cinco estilistas brasileiros que utilizam a cultura brasileira como principal fonte de inspiração para criar.
O projeto tem como objetivo, segundo Nereide, traçar um guia da moda autoral brasileira. Mas, o fator decisivo para a iniciativa ser escolhida pelo MinC, acredita, foi o fato de a página englobar também um roteiro que destaca os eventos culturais, atrações turísticas, peculiaridades da culinária local e o estilo de vestir dos moradores de cada cidade. "E é justamente quando um estilista ou designer leva em consideração manifestações artísticas e expressões comportamentais no desenvolvimento de suas criações, que a moda se desgruda de modismos e tendências para assumir um posicionamento de divulgadora da cultura de um país, de uma cidade" acredita a jornalista.
Global
Nereide e Martins contam que estão surpresos com a receptividade do projeto até agora há acessos internacionais de países como Estados Unidos, Rússia, Suécia, República Eslovaca, Hungria, Turquia e China. Pautada nisso, a ideia de Paulo Martins é dar continuidade a esse canal de divulgação da moda brasileira, mesmo depois da Copa. "Pretendemos potencializar o portal para que continue a ser uma plataforma que evidencie o diálogo entre a moda e a cultura. Esperamos que o Fashion Culture Brasil possa colaborar para intensificar o poder brasileiro", diz Paulo Martins.
Identidade
Saiba mais sobre alguns estilistas brasileiros que se apropriam da cultura nacional em suas criações: Ronaldo Fraga O estilista mineiro Ronaldo Fraga, que é conhecido por sua moda de corte atemporal, totalmente livre de tendências, criou coleções inspirado nas pinturas de Cândido Portinari, na poesia de Carlos Drummond de Andrade e no samba de Noel Rosa. Fraga também valoriza o toque artesanal de costureiras, bordadeiras e rendeiras.
Oscar Metsavaht Criador da marca Osklen, o estilista é um dos pioneiros do trabalho de moda sustentável no país o uso de materiais recicláveis e o compromisso com uma produção de roupa que respeite a natureza são uma de suas principais preocupações. O Rio de Janeiro e o modo de vida de seus moradores é uma das principais inspirações para Metsavaht. Silmar Alves O paranaense usa exclusivamente como temática em suas coleções a cultura do nosso estado. A poeta Helena Kolody, o escritor Paulo Leminski e a padroeira Nossa Senhora do Rocio já estiveram em suas criações. Até a tradicional Rua das Flores, no centro de Curitiba, já serviu como tema para um de seus desfiles.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião