• Carregando...

A trajetória artística da pintora chinesa, radicada no Brasil, Helena Wong (1938 – 1990), pode ser conferida a partir desta quarta-feira (19) no Museu Oscar Niemeyer (MON). Com curadoria do artista plástico e crítico Fernando Velloso, a mostra apresenta uma retrospectiva das fases mais importantes da carreira da artista, que sofria de uma grave doença reumática desde criança.

Wong começou a pintar com cinco anos de idade, quando ainda vivia em Pequim. A sua mãe a incentivava a fazer cópias de estampas chinesas para que se ocupasse durante os períodos em que ficava imobilizada por causa da doença. Quatro anos mais tarde, entrou em contato com a técnica da caligrafia e com a pintura oriental tradicional, que são influências marcantes em seus trabalhos.

No Brasil, Helena freqüentou o ateliê de Thorstein Andersen e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Grande parte das obras expostas pertencem à irmã da pintora, Shou Wen Alegretti. As demais fazem parte do acervo do MON, da Fundação Cultural de Curitiba, do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e de coleções particulares. A intenção do curador é continuar o trabalho de pesquisa para tentar recuperar tudo o que foi produzido pela artista, que vivia em Curitiba desde 1950.

Confira o roteiro de exposições

Serviço: Abertura da mostra Helena Wong – A Trajetória de Uma Paixão. Quarta-feira (19) às 19 horas. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Tel.: 3350-4400. Visitas de terça a domingo, das 10h às 18 horas. R$ 4,00. Até janeiro de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]