A segunda edição do evento “Mondo Estronho”, que tem como foco divulgar cinema, literatura e outras manifestações culturais que usam os quadrinhos como referência principal, acontece de quinta-feira (25) a domingo (28) na Cinemateca de Curitiba. Mostra de filmes, exposições, lançamentos literários, bate-papos e palestras fazem parte da programação.
Mais de 40 convidados, entre escritores, cineastas, atores, músicos e quadrinistas de todo o país , conversarão com o público. Entre eles, está a produtora Diana Moro, da Moro Filmes, o escritor Duda Falcão, a cantora e compositora Helena Sofia, o fotógrafo e escritor Arlindo Gonçalves, entre outros.
O maior destaque da programação é a mostra de cinema independente, com 34 curtas-metragens, três médias-metragens e e sete longas, com a curadoria de Otávio Pereira. Entre os longas, está o documentário “30 Anos Crucificados pelo Sistema – Ratos de Porão”, sobre as três décadas da banda punk. O filme tem direção de Fernando Rick, e será exibido na quinta (25), às 15 horas.
Na sexta-feira (26), às 18h10, haverá uma sessão especial da Vigor Mortis, com projeção do premiado “Nervo Craniano Zero”.
Serviço
Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco). De quinta-feira (25) a domingo (28), a partir das 14 horas. Entrada franca. Todos os detalhes da programação podem ser vistos no site do evento.
Feirinha
Ao longo dos quatro dias (das 14h às 19h30), acontece uma feira de livros, DVD´s , canecas e camisetas no hall da Cinemateca, além das exposições “Sombras”, com ilustrações da artista visual Leyla Buk, e “Casa do Macaco”, que traz itens da coleção de Saulo Adami sobre o filme “Planeta dos Macacos” – ele reúne materiais sobre o assunto há 40 anos.
No sábado, às 19h30, será entregue o prêmio para a “Miss Zombie 2015” – a votação começou na Zombie Walk 2015, durante o Carnaval, para escolher a zumbi mais assustadora.
A entrada para todos os eventos do “Mondo Estronho” é franca.