São Paulo - A bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch morreu ontem aos 68 anos. O fato foi revelado por uma porta-voz da Ópera de Wuppertal (na região da Renânia do Norte-Vestfália), onde ela era coreógrafa residente. A artista é considerada uma das figuras fundamentais da dança no século 20, influenciando mais de três gerações de coreógrafos.
Considerada uma das peças-chave na consolidação da chamada dança-teatro, Pina tinha uma maneira de conceber o espetáculo como uma ótica completa, aberta e não-linear, tendo passado pela Julliard School, renomada escola de artes cênicas e música de Nova Iorque, tendo sido a primeira bailarina alemã a conseguir uma bolsa para estudar na instituição norte-americana.
Contratada pelo Teatro de Ópera de Wuppertal em 1973, Pina deu início a um ciclo de "óperas dançadas: Ifigênia em Tauris (1974), Orfeu e Eurídice (1975) e Barba-azul (1977)
Em 1978, Pina produziu obra inspirada em Macbeth, de Shakespeare, e elaborou um método: criou uma peça a partir de perguntas. A peça se chama Er nimnt sie an der Hand und führt sie in das Schloss, die anderen folgen (ele a levou pela mão ao castelo, os outros os seguiram) No mesmo ano, criou outra obra-prima, o espetáculo Café Müller , que mostra uma competição entre três coreógrafos, usando o mesmo cenário.
Brasil
Em 1980, Pina conheceu Chile, Argentina e Brasil, para onde voltaria mais cinco vezes, a última em 2006. Desenvolveu um novo método: abordar a cultura local em seus espetáculos.
Bandoneon (1980) trata do tango argentino, enquanto Nelken (1982) aborda ditaduras latino-americanas Outros locais foram homenageados: o estado da Califórnia, em Only You (1996), Hong Kong, em O Limpador de Janelas (1997), e Brasil, com Água (2001).
Em 2001, recriou a peça Kontakthof (1978), primeiro só com pessoas acima de 65 anos e, no ano passado, só com adolescentes
Após ter sido uma das atrizes de E la Nave Va (1983), de Federico Fellini, dirigiu seu próprio filme, O Lamento da Imperatriz (1990), uma colagem de cenas dançadas na cidade de Wuppertal. Duas peças suas, Café Müller e Mazurca Fogo , aparecem no longa-metragem Fale com Ela (2002), de Pedro Almodóvar.
Governistas querem agora regular as bets após ignorar riscos na ânsia de arrecadar
Como surgiram as “novas” preocupações com as bets no Brasil; ouça o podcast
X bloqueado deixa cristãos sem alternativa contra viés woke nas redes
Cobrança de multa por uso do X pode incluir bloqueio de conta bancária e penhora de bens