Horas após completar 91 anos, morreu nesta sexta-feira (28/03) Lorenzo Semple Jr., roteirista que criou a clássica série de TV do Batman na década de 1960, com Adam West no papel do Homem-Morcego.
Seu aniversário havia sido na quinta-feira.
Ele morreu em sua casa em Los Angeles, segundo informações da revista "The Hollywood Reporter", devido a causas consideradas "naturais".
Quem informou a publicação foi sua filha, Maria Semple, que seguiu a carreira do pai e escreveu para séries como "Mad About You", "Suddenly Susan" e "Arrested Development".
O currículo de roteiros de Lorenzo Semple Jr. inclui filmes famosos, como "Papillon" (1973), com Steve McQueen e Dustin Hoffman, "A Piscina Mortal" (1975), com Paul Newman, "King Kong" (1976), com Jessica Lange, e o filme de James Bond "007 - Nunca Mais Outra Vez" (1983).
Mas sua obra mais famosa foi mesmo a série "Batman", que ele disse ter sempre enxergado como uma comédia, embora dissesse que a atuação deveria ser séria.
Foi ele quem teve a ideia de intercalar as brigas retratadas no programa com onomatopeias coloridas, como "Pow!", "Zap!" e "Kapow!". Além disso, deu início à tendência de nomear cada objeto ligado a Batman com o prefixo "bat" (como, por exemplo, a "bat-escada" e o "bat-escudo").
O programa, exibido nos Estados Unidos entre 1966 e 1968, imortalizou Adam West como Batman e Burt Ward como Robin. O próprio Semple reconhecia a série como seu melhor trabalho, superando as grandes produções de Hollywood que ele roteirizou.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia