Compositor Hal David, autor da música "Raindrops Keep Fallin´On My Head"| Foto: Reuters

Hal David, letrista vencedor do Oscar de Melhor Canção de 1969 por "Raindrops Keep Fallin' On My Head", morreu neste sábado, em Los Angeles, aos 91 anos de idade, em decorrência de complicações após um derrame. A notícia foi confirmada por Jim Steinblatt, da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (Ascap). No começo do ano, David e Burt Bacharach - seu parceiro em outras memoráveis composições, como "Walk on by" - receberam o Prêmio Gershwin Prize para Música Popular, concedido pela Biblioteca do Congresso dos EUA, durante um tributo musical na Casa Branca.

CARREGANDO :)

Nascido no bairro do Brooklyn, em Nova York, David iniciou como letrista no final dos anos 1940. A parceria com Bacharach começou no final dos anos 1950 e as canções que compuseram juntos foram gravadas por artistas como Frank Sinatra, Marty Robbins, Tom Jones e Barbra Streisand e Dionne Warwick. Além de "Raindrops keep fallin' on my head", do filme "Butch Cassidy and Sundance Kid" (título original), a dupla também escreveu "I say a little prayer", "Do you know the way to San Jose" e "(They long to be) Close to you", que ficou famosa na voz dos Carpenters. Juntos, conquistaram um Grammy em 1969 por Melhor Álbum Original do musical da Broadway "Promises, promises", o qual incluía a canção "I'll never fall in love again".

Nos anos 1970, David e Bacharach seguiram caminhos autônomos. O compositor Paul Williams, presidente da Ascap, disse em um comunicado que David, que presidiu a Sociedade de 1980 a 1986, era "simples, conciso e poético". Ele deixa a viúva, dois filhos, três netos e dois enteados.

Publicidade