O historiador e jornalista alemão Joachim Fest, autor da biografia definitiva de Adolf Hitler, morreu aos 79 anos de idade, divulgou a mídia alemã nesta terça-feira.

CARREGANDO :)

Fest, que era visto como uma das maiores autoridades em Nacional Socialismo (Nazismo) da Alemanha, morreu em sua casa em Kronberg, perto de Frankfurt, na segunda-feira, segundo o "Frankfurter Allgemeine" (FAZ), jornal que ele co-editou entre 1973 e 1993.

O FAZ não deu a causa da morte.

Publicidade

Visto como um conservador, Fest obteve fama quando publicou seu best-seller na Alemanha em 1973 como "Hitler. Eine Biografie" ("Hitler. Uma biografia").

Em seu livro, Fest argumentava que as habilidades políticas e pessoais de Hitler foram o centro do sucesso de seu partido, se distanciando dos historiadores que davam mais ênfase às circunstâncias interguerras na Alemanha quando falavam sobre a ascensão dos nazistas.

O livro de Fest "Inside Hitler's Bunker: The Last Days of the Third Reich" ("Dentro do bunker de Hitler: os últimos dias do Terceiro Reich") foi a base do filme alemão de 2004, indicado ao Oscar, "A queda", um retrato claustrofóbico dos últimas dias de Hitler.

Outros livros celebrados de Fest incluem uma biografia lançada em 1999 do arquiteto de Hitler, Albert Speer, e um estudo da tentativa de assassinato de Hitler em 20 de julho de 1944.

Fest, cujas memórias de sua infância devem ser publicadas na próxima semana sob o título "Ich Nicht" ("Não eu"), nasceu em 8 de dezembro de 1926 em Berlim. Ele era casado e tinha dois filhos.

Publicidade