O ator estadunidense Leonard Nimoy, conhecido por interpretar o personagem Spock na série Jornada nas Estrelas, morreu nesta sexta-feira (27), segundo noticia o jornal New York Times. De acordo com informações do periódico, Nimoy, que tinha 83 anos, morreu na casa dele, em Los Angeles.
No ano passado, o ator foi diagnosticado com uma doença pulmonar grave, que ele próprio disse ser em decorrência de anos como fumante.
No Twitter, ele havia contado aos seguidores que parou de fumar há 30 anos, mas “não foi cedo o suficiente”. “Fumantes, por favor entendam. Se você parar depois de ser diagnosticado com dano pulmonar é tarde demais. O vovô aqui diz: aprenda a minha lição. Pare agora”, escreveu na ocasião.
Na última terça-feira (24), Nimoy já havia sido internado após sentir fortes dores no peito. A informação da morte foi confirmada pela esposa do ator, Susan Bay Nimoy. Ela afirmou que Nimoy foi vítima de uma doença pulmonar obstrutiva crônica.
Jornada nas Estrelas
Leonard Nimoy ganhou fama com seu papel de sr. Spock, o humano-alienígena primeiro oficial da nave estelar Enterprise na série original Jornada nas Estrelas, exibida entre 1966 e 1969.
Apesar de cancelado depois de três temporadas por causa da baixa audiência, o seriado atraiu uma legião de fãs e tornou-se um clássico cult, que depois se transformou em uma série de animação, em 1973 e uma série de filmes, e também uma refilmagem mais atual dirigida por J.J. Abrams.
Nimoy dirigiu “Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa”, de 1986, o quarto filme da franquia cinematográfica.
Trajetória
Nascido em Boston, em 1931, filho de imigrantes ucranianos, Nimoy começou sua carreira nos anos 1950, participando de filmes como “Kid Monk Baroni” e séries como “Perry Mason” -mas, para ajudar sua família, também fazia bicos, como o de entregador de jornal.
Com seu parceiro de Jornada nas Estrelas, William Shatner, o ator trabalhou pela primeira vez em “The Man from U.N.C.L.E”, série exibida nos EUA entre 1964 e 1968.
Depois do sucesso da série, Nimoy participou de filmes como “ Os Invasores de Corpos”, de 1978, e “Pagemaster - O Mestre da Fantasia”, de 1994.
O ator participou ainda da série “Simpsons” em dois episódios: em 1993 e 1997, dublando seu personagem.
Como Spock, dublou um episódio do desenho animado “Futurama”, no episódio “Where No Fan Has Gone Before”, de 2002, além de um cameo no último filme lançado da série, “Além da Escuridão - Star Trek”, de 2013.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo