Integrante do time de autores da Globo, a jornalista e roteirista de TV Andrea Maltarolli, 46 anos, morreu ontem de câncer, no Rio. "Beleza Pura", novela das 19h que foi ao ar de fevereiro a setembro do ano passado, foi sua primeira novela e última obra para a emissora. Andrea faria aniversário segunda-feira.
Nascida no Rio, a autora morou no Amapá e no Pará, durante a infância e a adolescência. Em 1994, decidiu largar o emprego de jornalista na editora Bloch para fazer a oficina de autores da Globo, de onde saiu vitoriosa. A paixão pelos roteiros e a chance de figurar entre os que tentavam uma vaga na Globo aconteceu de maneira inusitada.
De acordo com Andrea, uma amiga dela era vizinha do ator Antônio Grassi, que jogava no lixo os roteiros da novela em que atuava. "Precisava saber como as novelas eram escritas, então, ela pegava da lixeira dele e me dava. Foi assim que aprendi", contou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em junho do ano passado.
Seu primeiro trabalho na emissora foi a primeira fase de "Malhação", em 1995, onde permaneceu na equipe de roteiristas até 2002. Andrea também escreveu para o "Zorra Total", "Turma do Didi" e "Escolinha do Professor Raimundo".
Atriz de "Beleza Pura", Carolina Ferraz se disse chocada. "Andrea será eternamente linda e talentosa", disse. O mocinho da trama, Edson Celulari, acrescentou: "Perdemos um talento promissor." Bruno Mazzeo, que viveu personagem cômico no folhetim: "Já nos conhecíamos há mais de 10 anos e a Andrea era uma pessoa muito carinhosa e generosa." Chico Anísio relembra que ela foi roteirista da "Escolinha do Prof. Raimundo": "Sabia escrever diálogos muito bem."
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião