• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

O escritor e poeta italiano Tonino Guerra, um dos roteiristas mais importantes do cinema e que trabalhou com diretores como Federico Fellini, Michelangelo Antonioni e os irmãos Taviani, faleceu nesta quarta-feira aos 92 anos em sua residência de Rimini, região central da Itália.

Guerra, que estava doente há vários meses, nasceu em 16 de março de 1920 e começou a escrever durante a Segunda Guerra Mundial quando estava detido em um campo de concentração da Alemanha.

"Comecei a escrever no campo de concentração. Fiz isto para acompanhar meus companheiros de prisão", contou em uma entrevista.

Ele ganhou fama como roteiristas em três obras clássicas: "Amarcord" (Oscar de melhor filme estrangeiro em 1975), de Fellini, "Blow Up - Depois Daquele Beijo", de Antonioni, e "Casanova 70", de Mario Monicelli, pelos quais foi indicado ao Oscar.

Culto, aberto, Guerra também trabalhou com outros diretores italianos famosos, como Vittorio De Sica, Mauro Bolognini, Alberto Lattuada, Marco Bellocchio e Francesco Rosi.

Também colaborou com o grego Theo Angelopoulos e com o americano Steven Soderbergh (Eros, 2004).

"Era uma pessoa extraordinária, que conseguiu atravessar um século de cultura italiana. Perdemos um poeta e um gênio, uma pessoa maravilhosa", comentou Walter Veltroni, ex-prefeito de Roma e fundador do festival internacional de cinema da capital italiana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]