• Carregando...

A primeira edição da Mostra ­­Audiovisual de Curitiba tem como tema o Cinema Cu­­ba­­no e acontece a partir desta sex­ta-feira e vai até o próximo dia 28.

Os filmes serão exibidos em vá­­rios espaços (Cinemateca, Cine Luz, Cineplex Batel e Circo da Ci­­dade) e em todos a entrada é franca. A Mos­­tra de Cinema Cubano surge em co­­memoração aos 50 anos da Re­­vo­­lução Cubana e do Instituto Cu­­bano de Arte e Indústria Cine­ma­­tográfica (ICAIC).

"O ICAIC é criado logo após a Revolução para confirmar a importância do cinema", diz Antonio Domingues, um dos produtores responsáveis pela mostra, que não tem o patrocínio do governo cubano.

O evento que começa em Curitiba – e que deve seguir para outras cidades – exibirá mais de 40 filmes com destaque para Lucia (1968), de Humberto Solás, Morango e Chocolate (1993), de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío, Memórias do Sub­­desenvolvimento (1968), de Tomás Gu­­tiérrez Alea, El Benny – A Vida de Benny Moré (2006), de Jorge Luis Sánchez, A Vida É Assobiar (1998), de Fernando Perrez, Retrato de Teresa (1979), de Pastor Veja, As Aventuras de Juan Quin Quin (1967), de Julio Garcia Espinosa, Vampiros em Havana (1985), de Juan Padron, e Sou Cuba (1964), de Mikhail Kalatozov e Enrique Pineda Barnet.

Serão exibidos ainda curtas de novos realizadores e documentários. Entre estes, Brascuba, primeira coprodução entre Brasil e Cuba, realizado em 1987.Na Cinemateca, os filmes serão exibidos todos em formato digital. As sessões noturnas serão precedidas de uma breve apresentação sobre os títulos e, na Sala Limite, acontecerá diariamente às 16 horas a Sessão Interativa. Nela, alguns minutos an­­tes da sessão, o público se reunirá para decidir qual filme será exibido.

Ainda na Cinemateca, acontecerão duas oficinas, ambas gratuitas: Cinema Cubano – O ICAIC, sua história e a produção cinematográfica em Curitiba e Prática de Roteiro Cinematográfico. A primeira será ministrada em espanhol por Yaffa Valdéz e Sara Veiga, especialistas em cinema cubano e integrantes do ICAIC. Veiga integra ainda a Ci­­nemateca de Cuba. Já a segunda oficina será ministrada em português por Antonio Molina, ex-professor da Escola Internacional de Cinema e TV. As oficinas ocorrerão no entre os dias 21 e 25, das 9 às 12 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]