Cinema
Veja informações deste e de outros filmes no Guia da Gazeta do Povo.
A Caixa Cultural Curitiba apresenta de hoje até domingo uma mostra com toda a produção de filmes paranaenses entre 2011 e 2015 que contaram com incentivo do banco federal através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.
Ao todos são sete filmes três curtas-metragens de ficção e quatro documentários em longa-metragem realizados por cineastas paranaenses. Cada sessão exibe um curta e um documentário.
Entre os curtas-metragens estão Amor Fati, de Marcelo Munhoz; Sabor, de Gil Baroni; e Preto Pálido, de Diego Florentino.
O destaque entre os longas-metragens é Procurando Cris McClayton, que apresenta a carreira de Pedro Luis Schoemberger o cantor que gravou o primeiro disco de rock de Curitiba, nos anos 1960.
Na década seguinte, rebatizado de Cris McClayton, fez parte da leva artistas brasileiros fizeram sucesso cantando em inglês e usando nomes estrangeiros. O filme é dirigido por Guto Pasko, que também assina o longa Clube dos Solitários, que retrata a história de um programa de rádio de Curitiba que dava conselhos sentimentais aos ouvintes.
A mostra também exibe Iê: Capoeira em Curitiba, filme de Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki e Otavio Zucon sobre a prática e a cultura da arte/jogo/luta na cidade; e o elogiado Quem Quer ser um Documentário, de Beto Carminatti, em que pessoas comuns justificam, em frente à câmera, por que suas histórias de vida merecem virar um filme.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião