O documentário paranaense "Visita Íntima", de Joana Nin, abre a 1.ª Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro e Latino, nesta segunda-feira (22), às 20 horas, no Centro de Convenções de Curitiba. Em seguida, será exibido o documentário longa-metragem "Do Luto à Luta", de Evaldo Mocarzel, sobre vítimas da síndrome de Down.
O evento marca a inauguração da Escola Superior Sul-Americana de Cinema e Televisão (Cinetvpr), que vai funcionar no Parque Newton Freire Maia, no município de Pinhais. Viabilizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por meio da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) a instituição estadual terá uma aula inaugural nesta tarde pelo governador Roberto Requião. Esta é a primeira escola superior de cinema do estado.
O filme cubano "Roble de Olor" estréia, na terça-feira (23), as participações latinas no evento. Outras participações estrangeiras são o argentino "Buenos Aires 100 km", de Pablo José Meza, uma história sobre adolescentes e seus ritos de passagem. A produção peruana "El Destino no Tiene Favoritos", de Alvaro Velarde, é uma comédia sobre um casal rico que cede a casa para as gravações de uma novela popularesca. A coordenação da mostra é da atriz e produtora cultural Ítala Nandi.
Confira a programação da mostra
Cada dia da mostra tem uma sessão dupla: um curta-metragem seguido de longa metragem, sempre às 20 horas, com entrada franca, no Centro de Convenções de Curitiba. Também haverá debates diários, a partir das 14 horas, com os diretores dos filmes exibidos na noite anterior, no Parque Newton Freire Maia, sede da Escola Sul-Americana de Cinema e Televisão.
Segunda-feira (22)Visita Íntima, de Joana Nin.Do Luto à Luta, de Evaldo Mocarzel.
Terça-feira (23)O Xaderês das Cores, de Marco Schiavon (RJ).Roble de Olor, de Roberto Lopéz (Cuba).
Quarta-feira (24)Cachorro não... Chichorro!!!, de Paulo Friebe (PR).No Meio da Rua, de Antônio Carlos da Fontoura.
Quinta-feira (25)O Segredo, de Luiz Antônio Pereira (RJ).Buenos Aires 100 km, de Pablo José Meza (Argentina).
Sexta-feira (26)Como Se Morre no Cinema, de Luelane Correia (RJ).Devoção,de Geraldo Pioli (PR),El Destino no Tiene Favoritos, de Álvaro Velarde (Peru).
Serviço: Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370)Parque Newton Freire Maia (Estrada da Graciosa, km20 Cangüiri)
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas