Durante o festival “Tocadores - Encontro de Tradições”, o premiado fotógrafo da Gazeta do Povo Daniel Castellano vai apresentar a sua exposição luminescências.
Com curadoria da artista plástica dinamarquesa Birgitte Tümmler, as imagens de Castellano registram locais icônicos do litoral paranaense como o Farol das Conchas, na Ilha do Mel, e a Barra do Ararapira, na divisa com São Paulo, com uma técnica de longa exposição à luz, o que permite a captação de imagens que o olho humano tem dificuldades de perceber.
Exposição Luminescências, de Daniel Castellano
De 20 a 22 de abril, no Hotel Camboa Antonina (rua Valle Porto, 208 - Centro Histórico - Antonina)
Entrada Gratuita
O fotógrafo conta que selecionou retratos que exprimem a face noturna da região, com a qual tem uma ligação muito forte. “O litoral paranaense faz parte da minha infância; meu pai me levava frequentemente para descer a Serra da Graciosa, Morretes e Antonina, além das praias. Mais tarde, já como fotógrafo da Gazeta do Povo, pude descobrir alguns lugares, personagens e tradições como o Fandango, a Romaria do Divino e os pescadores. Comecei a explorar localidades como a Barra da Ararapira, ponto mais ao norte do litoral paranaense, fotografando a Romaria do Divino. Quando os romeiros descansavam, eu aproveitava para produzir novas imagens para a série”, conta Castellano, que parte para a sexta mostra individual de sua carreira.
“O litoral paranaense atrai pela cultura e riqueza de sua história, como o antigo armazém Macedo, em Antonina, um lugar por onde já passou grande parte da erva-mate do Paraná e agora se encontra abandonado. Voltei durante a noite para fotografar para a série e algumas fotos surgem inclusive como denúncia deste abandono, lições que trago do fotojornalismo” diz.
As fotografias ficarão exposta na sala Valle Porto, na entrada do Hotel Camboa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião