Vídeo| Foto: RPC TV

Nova Iorque – O Festival de Nova Iorque – que acontece de 28 de setembro a 14 de outubro – terá, mais uma vez, uma programação caracterizada pela diversidade geográfica e temática, bem como pela inclusão de nomes consagrados ao lado de outros menos conhecidos.

CARREGANDO :)

Joaquim Pedro de Andrade (foto) será homenageado com uma retrospectiva de seus filmes que inclui toda a sua obra, composta de seis longas e oito curtas, realizados no período entre 1959 e 1988. No anúncio do tributo, Andrade é citado como mestre e ícone do Cinema Novo.

O filme de abertura será The Darjeeling Limited, comédia dramática de Wes Anderson, sobre uma viagem transcendental de três irmãos à Índia. Persepolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, encerrará o evento.

Publicidade

Os Estados Unidos têm o maior número de títulos da programação, entre os quais se destacam Redacted, de Brian De Palma, uma dramática visão da Guerra do Iraque; No Country for Old Men, de Joel e Ethan Coen, um dos favoritos ao Oscar 2008; Margot at the Wedding, de Noah Baumbach, diretor do ótimo A Lula e a Baleia; e Before the Devil Knows You’re Dead, o novo filme de Sidney Lumet, uma história criminal com Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney e Marisa Tomei.

São pontos altos na participação européia: The Man from London, de Béla Tarr (Hungria), uma adaptação hitchcockiana do escritor francês Georges Simenon; Quatro Semanas, Três Meses e Dois Dias, do romeno Cristian Mungiu, ganhador da Palma de Ouro no último Festival de Cannes; Alexandra, do russo Alexander Sokurov, que retrata os horrores da guerra, através do olhar de uma anciã; e Les Amours d’ Astrée et de Céladon, de Eric Rohmer, adaptado do livro de Honoré d’ Urfé (1568/1625).

Além do tributo a Joaquim Pedro, dois títulos representam a América Latina: Calle Santa Fé, de Carmen Castillo (Chile) e o metafísico Silenciosa Luz, do já consagrado mexicano Carlos Reygadas, vencedor do grande prêmio do júri em Cannes, juntamente com Persépolis.