O cinema londrinense está bombando. Não só pela repercussão do filme "Satori Uso", premiado no Festival de Gramado, mas pela própria atitude da Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) em peregrinar pelos festivais do país em busca de contatos e parcerias. O resultado deste empenho pode ser medido pelo número de filmes inscritos para 9ª Mostra Londrina de Cinema: foram 320 filmes inscritos, exatamente o dobro de 2006. Desses, 20 participam da competitiva nacional e sete da competitiva londrinense.
Neste ano, o evento pretende ir onde o público está, sem demagogia. Sessões de cinema estão previstas em escolas públicas, universidades, na Concha Acústica, na Rodoviária, no Aeroporto, em empresas apoiadoras. A mostra também vai lançar uma revista, "Taturana", com artigos de cineastas de renome nacional, além de realizar uma série de shows."Acho que tudo isso é resultado do trabalho que a gente tem feito nos festivais, freqüentando e divulgando a mostra", comenta Bruno Gehring, um dos organizadores. A equipe da Kinoarte esteve em Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Santa Maria... "Divulgamos bem, e ficamos mais conhecidos até por conta do Satori", ressalta, destacando o filme dirigido por Rodrigo Grota.
A boa procura pode ser explicada também pelos R$ 5 mil oferecidos para o melhor curta, uma verba bastante considerável geralmente os eventos dão suporte técnico como prêmio, oferecendo filmes e revelações.
A Mostra Londrina de Cinema começa nesta quinta-feira (1º) e prossegue até o próximo dia 9, com exibições de filmes no Cine Com Tour/UEL, com entrada gratuita. No programa, estão mais de 75 filmes. "Os melhores curtas-metragens do ano vão estar na mostra, fizemos uma peneira de todos os festivais brasileiros", destaca Gehring.
O Kinobar será realizado no Don Giovanni (Av. JK, esquina com Paranaguá) e vai contar com noites temáticas de samba, jazz, choro e MPB. Entre os destaques, estão o londrinense Bruno Morais, que vem se consolidando como cantor e compositor em São Paulo; o cantor e compositor pernambucano Junio Barreto; e o projeto Lixo Extraordinário, que vem ganhando repercussão na internet e foi gravado inteiramente em Londrina. Além dos shows, o Kinobar terá projeções de filmes e preços populares.
Prêmios e oficinas
O melhor roteiro será contemplado com o Prêmio Francelino França, e será criada uma premiação exclusiva para a internet, que vai funcionar como um portal de curtas-metragens. A mostra também vai contar com oficinas e seminários, contando pelo terceiro ano seguido com a participação do crítico Luiz Carlos de Oliveira Júnior.
Para completar, o pessoal da Kinoarte conseguiu um projetor em 35 milímetros com som dolby surround, que será utilizado no Com Tour e na Concha Acústica, uma vez que o projetor do Com Tour está em manutenção.
Clique e confira a programação completa da 9ª Mostra Londrina de Cinema
Confira a programação completa dos cinemas no Guias e Roteiros
Serviço: 9ª Mostra Londrina de Cinema. De 1º a 9 de novembro, no Cine Com Tour/UEL. Entrada gratuita. Patrocínio: Promic e Petrobras.