O Cineclube da Cinemateca, promovido pelo Coletivo Atalante, promove uma pequena maratona de filmes de Roberto Rossellini (1906-1977) no mês de outubro. Serão quatro filmes, exibidos sempre aos sábados, às 14 horas, com entrada gratuita.
“Alemanha, Ano Zero” (1948) é o longa de abertura, exibido no próximo sábado (3). A história é a de Edmund (Edmund Moeschke), garoto de uma família pobre que trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matá-lo.
Com uma direção inconfundível, Rossellini mostra de maneira simples e naturalista a Itália de seu tempo. O cineasta teve um olhar crítico sobre o fascismo italiano, e também tratou da Segunda Guerra Mundial em sua Trilogia da Guerra. Também realizou filmes coletivos com Fellinni, Godard e Pasolini.
Os outros filmes exibidos serão “Viagem à Itália” (1954), “Índia - Matri Bhumi” (1959) e “Sócrates” (1971).
Serviço
Mostra Rossellini. Dias 3, 10, 17 e 31 de outubro. Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174). Sessões às 14 horas. Entrada franca.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia