A vida, obra e método de trabalho do argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, é tema de uma exposição que será aberta nesta quinta-feira (19), no Centro Cultural Solar do Barão, em Curitiba. A mostra dá início às comemorações de 24 anos da Gibiteca da cidade. Criador da personagem Mafalda, a eterna menina de seis anos publicada em tirinhas de jornais em todo mundo, originalmente entre 1964 e 1973, Quino foi consagrado graças a postura adulta diante do mundo, pontuada por uma observação muitas vezes irônica que imprimiu à Mafalda.

CARREGANDO :)

Quino, que atualmente vive entre Madri e Buenos Aires, foi convidado, mas não pôde comparecer na mostra de Curitiba. Chamada "Simplesmente Quino", a exposição reúne 140 trabalhos do artista, entre desenhos de Mafalda e de outros personagens, trabalhos de humor, ilustrações de arte e livro editados. Também poderão ser vistos vídeos de animação de Mafalda e do Quinoscópio, somando 104 histórias em exibição permanente.

Para Guilmar Vieira Silva, coordenadora do Solar do Barão, o evento vai possibilitar ao público um leitura coerente da obra de Quino. "É um conjunto maravilhoso pela sua representação da cidadania, pela observação sempre contundente, e uma enorme capacidade de síntese", afirma.

Publicidade

O evento começa com uma mesa-redonda sobre o tema Ética e Cidadania na Obra de Quino, com a participação dos cartunistas Solda e Dante Mendonça, da professora Maria José Justino, da artista plástica Estela Sandrini e da sobrinha de Quino, Julieta Colombo, que virá representando o artista. No mesmo dia, também no Solar do Barão, serão abertas as exposições "Quadrinhofilia", com trabalhos de José Aguiar, e "Solda Vê Tevê", do artista gráfico Luiz Antonio Solda. Na sexta-feira (20), às 19 horas, nas três salas do Memorial de Curitiba, será inaugurada a mostra comemorativa dos 24 anos da Gibiteca, com trabalhos de 38 quadrinhistas de Curitiba. Todas as exposições têm entrada franca.Quino

Nascido na província de Mendonza, na Argentina, em 1932, Joaquín logo ganhou o apelido Quino para distingui-lo de seu tio Joaquín Tejón, que era quadrinhista. Perdeu a mãe em 1945, quando começou a cursar a Escola de Bellas Artes de Mendonza. Largou o curso logo depois, quando também morreu seu pai. Tinha 16 anos e havia decidido escrever histórias cômicas. Mudou-se para Buenos Aires, onde entrou no serviço militar e, depois, manteve colaborações esporádicas nos jornais locais.

Apenas em 1960 publicaria o primeiro livro, "Mundo Quino". Poucos anos depois criaria Mafalda, entre outros personagens, demonstrando grande simpatia por gente comum. Assim como em Penauts (Snoopy, Charlie Brown e sua turma), de Charles Schulz, os personagens de crianças eram capazes de observações adultas, mas representavam também a ingenuidade e a pureza de um idealismo transformador do mundo. A censura, a miséria, a desigualdade, e a televisão eram temas recorrentes. O tom já foi descrito como uma mescla de pessimismo e humanismo.

Casa do gibi

A Gibiteca de Curitiba, que comemora este mês 24 anos de atividades, foi inaugurada no dia 15 de outubro de 1982, na gestão do prefeito Jaime Lerner e tendo o arquiteto e entusiasta Key Imaguire como diretor-fundador. Sem sede própria, a Gibiteca foi inicialmente instalada na Galeria Schaffer, sendo transferida para o Solar do Barão em 1989. A instituição cresceu ao longo do tempo com programação permanente de palestras, lançamentos de revistas e livros, debates, e mesas-redondas. Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Primaggio, Malaboglia & Garfunkel, Vasques, entre outros quadrinistas e chargistas de destaque, já passaram pela Gibiteca como convidados especiais ou professores.Confira a programação do evento "Simplesmente Quino":

Publicidade

Quinta-feira (19) às 19h – Mesa-redonda sobre o tema Ética e Cidadania a Obra de Quino, com a participação dos cartunistas Solda e Dante, da professora da UFPR Maria José Justino e de Julieta Colombo (representante de Quino), com mediação da artista plástica Estela Sandrini.Inauguração das mostras Quadrinhofilia, de José Aguiar, e Solda Vê Tevê, com trabalhos do artista gráfico Luiz Antônio Solda.

Sexta-feira (20) às 19h – Inauguração da mostra 24 anos da Gibiteca de Curitiba, reunindo desenhos dos vários artistas gráficos paranaenses.Lançamento da revista Quadrinhópole, coletânea de trabalhos de quadrinhistas de Curitiba.

Serviço:"Simplesmente Quino". Quinta-feira (19) a partir das 19 horas mesa-redonda e exposição no Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533) Tel.: 3321-3242.Sexta-feira (20) a partir das 19 horas. Lançamento de livro e inauguração da mostra 24 anos da Gibiteca de Curitiba, reunindo desenhos dos vários artistas gráficos. Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79) Tel.: 3321-3313. Entrada franca.