O cinema como reflexo da própria realidade. Submersos em preconceitos, alguns temas recorrente no dia a dia têm ganhado notoriedade no cinema brasileiro. A explicação é o fato de que muito do que a sociedade não quer ver acaba nas telonas, às vezes chocando, como em "Cidade de Deus", às vezes trazendo mudanças conjunturais.

CARREGANDO :)

Filmes como "Doces Poderes", "Brava Gente Brasileira" e "Que Bom Te Ver Viva" foram marcantes, porque expuseram as vísceras de situações sócio-culturais brasileiras. A mostra "Encontro com o Cinema Brasileiro" vai discutir e debater esses filmes que tiveram relevância em suas respectivas épocas, pois abordavam olhares antes inexplorados pela indústria cinematográfica nacional. As exibições acontecem no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, de terça (15) a domingo (20), sempre a partir das 17h30.

Na sexta-feira (18), a diretora Lúcia Murat estará participando da mostra. Ela participa de um bate-papo com os participantes do encontro. Lúcia é conhecida pelas suas produções independentes e altamente engajadas com os temas que se propõem a contar. Na cena audiovisual independente, a realidade dos seus filmes reflete um olhar muito particular de quem viveu as mais diversas situações contadas em seus longas.

Publicidade

Retomando...

Outra mostra de cinema prossegue em Curitiba. O ciclo de palestras "Retomando antes da Retomada: o cinema brasileiro de 1900 a 1990" até sexta-feira (18) no Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom, em Curitiba. O fotógrafo e professor de cinema Tom Lisboa ministra os encontros, sempre a partir das 19h.

O foco do ciclo de palestras não é discutir apenas a fase contemporânea do cinema brasileiro, destacada pela retomada das atividades em 1994 com o longa "Carlota Joaquina". A idéia é conhecer a conjuntura do passado, formada por filmes, diretores e movimentos que explicam a situação atual da indústria cinematográfica nacional.

Serviço:

"Encontro com o Cinema Brasileiro". De terça-feira (15) a domingo (20), das 17h30 às 23h30. Auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999), Tel.: 3350-4400. Entrada franca - pede-se a doação de dois quilos de alimento.

Publicidade

Ciclo de palestras "Retomando Antes da Retomada: O cinema brasileiro de 1900 a 1990", com Tom Lisboa. De 14 a 18 de novembro, a partir das 19h. Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas, 115). Ingresso: 1 litro de leite longa vida. Informações e inscrições pelos telefones (41) 3305-4426/3305-4441 ou pelo e-mail arte.cultura@brasiltelecom.com.br.