O Festival Fellini, mostra de artes visuais e cinema que será inaugurada amanhã, às 18 horas, no Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, 12) para festejar a vida e a obra do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993) abre neste fim de semana quatro exposições (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).
No local, a mostra Fotografias de Fellini, com 40 imagens das agências ADN Kronos e Agenzia Giornalistica Italia, poderá ser conferida somente no sábado. Estarão na exposição, ainda, livros sobre o cineasta, material que pertence ao curador do evento, Antonio Cava. Serão liberados 200 ingressos ao público, que precisa retirar as entradas no local uma hora antes (17 horas).
No domingo de manhã, dois museus da cidade abrigam outros materiais sobre Fellini. No Memorial de Curitiba, a partir das 9 horas, será possível ver 50 fotografias em preto e branco do filme Oito e Meio. O longa, considerado uma das obras-primas do cineasta, completa 50 anos em 2013. No Museu Guido Viaro, abre às 10 horas (com café da manhã) 70 Desenhos de Federico Fellini, material oriundo da Fundação Fellini, na Itália.
Cinema
A partir deste domingo, estará também em exposição, na Cinemateca de Curitiba (onde acontecem as exibições dos filmes) 23 cartazes de longas-metragens de Federico Fellini. O material fica no espaço até o dia 17 de novembro.