A partir de amanhã, uma série de concertos promovidos no Centro Universitário Positivo (UnicenP) irá celebrar os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart. O gênio austríaco nasceu no dia 26 de janeiro de 1756 e em sua breve vida morreu com apenas 35 anos deixou um vasto e influente legado na música.
A primeira apresentação é um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), às 10h45, no Teatro do UnicenP. No programa, Bodas de Fígaro (Overture), Concerto n.º 5 para Violino e orquestra, de Amadeus, e a Sinfonia n.º 36 em Dó Maior. O Concerto n.º 5 terá participação de Priscila Vargas como solista, no violino. A regência será do maestro titular da OSP, Alessandro Sangiorgi. A entrada é franca.
No domingo, o maestro Oswaldo Colarusso, que encerrou na semana passada o ciclo de concertos dedicado à música francesa impressionista, inicia uma nova série voltada para a produção camerística do compositor austríaco. "A idéia básica é mostrar as combinações mais variadas que Mozart realizou na música de câmara, incluindo música para dois, três, quatro e cinco instrumentistas. Para cada formação, foram escolhidas as obras mais importantes", explica Colarusso.
No domingo será a vez dos trios e quartetos. Às 11 horas, André Ehrlich, no clarinete, dividirá o palco com Eduardo Pereira (viola), Marcelo Verzoni (piano), Marluce de Souza (violino) e Hugo Pilger (violoncelo), quarteto do Rio de Janeiro, para a primeira das três apresentações do ciclo. No programa, a abertura será do Trio para Clarinete, Viola e Piano. "É um trio especial porque Mozart era ligado à viola, um instrumento de cordas, digamos, com o mesmo prestígio do violino. Mozart resgata um pouco esse prestígio ao escrever diversas peças para viola solo. Este trio mistura de maneira muito interessante os intrumentos de tecitura média, a viola com o clarinete, o que acaba ficando bastante original", comenta o maestro. Na segunda parte do programa, o grupo segue com o Quarteto n.º 1 em Sol Menor para Violino, Violoncelo e Piano.
Serviço: Orquestra Sinfônica do Paraná. Teatro do UnicenP (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3000. Amanhã, às 10h15. Entrada franca.
Ciclo a Grande Música de Câmara de Mozart. Domingo, às 11h. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (estudantes).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano