O sucesso de 15 Minutos, apresentado por Marcelo Adnet, gerou crias| Foto: Kelly Fuzaro/MTV

São Paulo - Voltando atrás da decisão de reduzir os clipes em sua programação –em 2007, cortou de 84 para 47 horas semanais o tempo dedicado ao formato–, a MTV vai aumentar em 37% o espaço para os clipes em 2009.

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Serão 92 horas por semana, contra 58 horas no ano passado. A exibição de clipes na tevê, que foi classificada como "um atraso" em 2007 pelo então diretor do canal, Zico Góes, agora foi avaliada como "uma boa experiência", segundo Cris Lobo, atual diretora de programação. "A gente nunca deixou de exibir clipes. No começo da MTV, o clipe era uma grande novidade em si mesmo. As pessoas voltavam para casa para ver a estreia do clipe da Madonna. Agora não tem mais isso", avalia.

Mesmo assim, o canal decidiu estender a faixa de horário do Lab, programa de clipes que, em 2008, era exibido apenas de madrugada.

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Para ficar no ar das duas da manhã às 16 horas, o Lab foi segmentado em faixas, como Lab Brasil, Lab Freak, entre outros. "Tem a ver com esse espírito de nicho, de internet. A gente notou que, dessa maneira, o consumo de videoclipe volta a atrair a audiência", diz a diretora. Mas, de acordo com ela, a principal estratégia da emissora para atrair público será a criação de programas curtos, resultado do sucesso de 15 Minutos, apresentado por Marcelo Adnet.

A MTV vai dobrar o número de programas com essa duração – de quatro, em 2008, para oito, em 2009. Outro projeto, diz a diretora, é retomar uma proposta "mais autoral e crítica", já que, no ano passado, a programação foi "documental e informativa". Agora, dois opinativos entram na grade do canal: Gordoshop, em que João Gordo manda clipes considerados ruins para a geladeira, e Coluna, um editorial sem apresentador, que "mostra a música que a MTV considera boa".