Aos 25 anos, a MTV segue sendo um dos maiores laboratórios da cultura popular norte-americana, um espaço televisivo lembrado pela ascensão de Madonna ao estrelato e pela invenção do onipresente "reality show".
MTV celebra nesta terça-feira (1º) seu primeiro um quarto de século como um símbolo da cultura urbana dos Estados Unidos quase tão reconhecível como a Coca-Cola, e como a criadora de uma linguagem audiovisual contemporânea que sempre busca conectar-se com os mais jovens.
MTV nasceu no dia 1º de agosto de 1981 em Fort Lee, Nova Jersey, baseada em um novo conceito na forma de fazer e ver televisão: uma emissora rápida, dirigida exclusivamente aos adolescentes e à música que eles mais gostam.
- O criação da MTV segue sendo, sem dúvida, um dos melhores momentos na vida de todos os que trabalham aqui desde o início - recorda uma das "video jockeys" (VJs) pioneiras do canal, Martha Quinn, em entrevista ao jornal "USA Today".
Desde a transmissão de seu primeiro vídeo musical, o da música da banda britânica The Buggles apropriadamente intitulado "Video Killed The Radio Star" ("O Vídeo Matou a Estrela do Rádio"), MTV buscou sempre cativar a cada nova geração.
Foi assim quando, pouco tempo depois de se iniciar suas transmissões, seus diretores se deram conta de que seu público, sempre jovem, pedia algo mais que a já desgastada novidade do vídeo musical.
No começo da década passada, MTV já evoluía do "canal de vídeos musicais" a uma entidade mais ampla, a de "produtor de televisão".
De seus primeiros anos, nos anos 80, deixou como legado a propulsão de estrelas pop como Michael Jackson e uma linguagem televisiva conhecida como "estilo MTV", de cortes rápidos e montagem dinâmica, que foi logo acolhida pela publicidade.
Em 1983, Michael Jackson se converteu no primeiro artista negro com um vídeo ("Beat It") transmitido pela MTV.
Depois desse viria o apoteótico "Thriller", considerado como o primeiro "vídeo musical artístico" da história da televisão e o mais caro de sua época, com um custo estimado em 1,4 milhão de dólares atuais.
A "era Madonna" veio no ano seguinte, em 1984, com vídeos como "Like a Virgin", uma música que, apesar de sua desinibida interpretação na primeira entrega dos Prêmios MTV desse ano, a levaria ao topo das paradas musicais daquele momento.
Deixe sua opinião