O escritor japonês Haruki Murakami e o queniano Ngugi wa Thiong'o são os favoritos para receber o prêmio Nobel de Literatura de 2014, informou ontem o jornal The Guardian.
A Academia Sueca, responsável pela entrega do prêmio, anunciará o vencedor nesta quinta (9). A aposta em Murakami e Thiong'o é da empresa inglesa Ladbrokes, que coloca as chances dos dois como uma em quatro.
"Há meses parece que Murakami seria o grande favorito no dia do anúncio, mas Thiong'o conseguiu capturar a imaginação na reta final -suas chances subiram de 12 para um para quatro para um, e ele poderia facilmente se tornar o favorito em muito pouco tempo," afirmou Alex Donohue, porta-voz da Ladbrokes.
O prêmio Nobel de Literatura, maior honraria na área, é concedido a um escritor por ano desde 1901. O vencedor recebe, atualmente, a quantia de oito milhões de coroas suecas (R$ 2,7 milhões). Em 2013, a escritora de contos canadense Alice Munro foi a laureada pela Academia. Já receberam o prêmio autores como o colombiano Gabriel García Marques, a polonesa Wislawa Szymborska, e o português José Saramago.
Haruki Murakami é o autor de best-sellers como "Norwegian Wood" e a trilogia "1Q84", publicados no Brasil pela Alfaguara.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta