Os registros dos carnavais ocorridos entre o século XIX e início do século XX em Curitiba podem ser conferidos em uma exposição de fotografias no Museu Paranaense. A mostra "Antigos Carnavais" tem cerca de 30 fotografias que retratam foliões fantasiados, blocos carnavalescos e a animação das festas de salão e de rua ocorridas na capital.
Além das fotos, a mostra "Antigos Carnavais" traz como destaque uma fantasia feminina da década de 20 que foi utilizada pelo Grêmio das Violetas, bloco formado por jovens do Clube Curitibano. Estão também expostos jornais, revistas de época e discos com canções de Carnaval. Todo o material poderá ser visto na Sala Especial do museu até a Quarta-feira de Cinzas. Outros carnavais
Neste período, as farras de Momo eram conhecidas como "entrudo" e a festa ocorria principalmente durante o dia, quando os foliões mascarados atiravam nos passantes baldes de água, tinta, limões e laranjas. As notícias sobre os carnavais eram publicadas por jornais como o "Dezenove de Dezembro", um dos veículos criados após a emancipação política do Paraná, em 1854.
À noite, aconteciam os bailes de máscaras em sociedades, clubes e teatros fundados a partir da segunda metade do século XIX. A farra nas ruas acabaram sendo substituídas pelos "corsos carnavalescos",organizados seguindo normas rígidas, organizados seguindo normas rígidas. Os grupos de foliões passaram a usar fantasias iguais ou com o mesmo tema em carros conversíveis e dançavam ao som das tradicionais marchinhas. Foi nesse período que surgiram as primeiras escolas de samba, como a Colorado e a Embaixadores da Alegria.
Serviço: "Antigos Carnavais". Museu Paranaense. Rua Kellers, 289, Alto São Francisco, Curitiba. Até 21 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; sábados, domingos e feriado das 11h às 15h. Entradas a R$ 2,00. Idosos e crianças de até 12 anos pagam R$ 1,00. Entrada franca aos sábados. Informações pelo telefone (41) 3304-3300.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp