O primeiro museu inaugurado em solo paranaense comemora 130 anos nesta segunda-feira (25). Idealizado pelo então vice-presidente da província do Paraná, Agostinho Ermelino de Leão, e José Cândido Muricy, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, onde hoje está localizada a Praça Zacarias, no Centro de Curitiba. Com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas, era o terceiro museu no Brasil, e o primogênito na então província.
De lá para cá, o museu já mudou de local por seis vezes, e o seu acervo ganhou forma e número com doações feitas ao longo do tempo. Em 2003, o Paranaense fixou-se no Palácio São Francisco, sua atual sede. Além das obras históricas e culturais, o museu ganhou contornos modernos, com a instalação de laboratórios, biblioteca, auditório, além de salas de exposições permanentes e exposições temporárias. Essas benfeitorias tornaram possível a realização de estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática no local.
Neste aniversário do Museu Paranaense, a Secretaria de Estado da Cultura, responsável pelo espaço, realiza uma programação especial, que será aberta com uma Missa de Ação de Graças, às 10 horas, na Igreja do Rosário (Largo da Ordem). Mais tarde, às 19h, o geólogo e professor João José Bigarella será homenageado com o lançamento do DVD "Prof. Bigarella uma luta ambiental", com roteiro e direção de Glaucon Horrocks. A programação comemorativa se estende durante toda a semana com atividades diárias.
Confira a programação do Museu Paranaense nesta semana:
Segunda-feira (25)
10h - Missa em Ação de Graças aos 130 Anos do Museu Paranaense (1876-2006) na Igreja do Rosário - Centro Histórico de Curitiba. Participação especial do Coral "Pinha-Pinhão".
19h - Homenagem ao geólogo e professor João José Bigarella no auditório do museu. Lançamento do DVD "Prof. Bigarella uma luta ambiental".
Terça-feira (26)
15h - Atividades Artísticas para crianças. Apresentação dos cães amestrados do 20 o BIB.
18h30 - Inauguração da Galeria de Diretores do Museu Paranaense - Homenagem aos ex-diretores ainda vivos.
19h30 - Apresentação do Coral "Pinha-Pinhão" no Auditório Museu Paranaense.
Quarta-feira (27)
9h30 - Visita com os idosos da Associação Vila Zumbi ao Parque Histórico do Mate (Rodovia 277 Km 17 - Campo Largo PR). Oficina de Tai-Chi-Chuan no parque.
14h - Oficinas artísticas simultâneas para idosos da Associação Vila Zumbi e convidados, sob a orientação dos artistas plásticos: Júlio Manso, Ana Maria Cômodo e Marisa Vieira.
16h - Apresentação artística.
18h30 - Palestra "José Peón o artista da numismática paranaense", com o pesquisador Carlos Brantes do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, no Auditório do Museu Paranaense.
Quinta-feira (28)
14h30 - Visita especial à mostra "Fragmentos de uma história - Acervo David Carneiro", adquirido, pelo Governo do Paraná em 2004, exposta no Museu Oscar Niemeyer. Palestra e projeção de áudio com o arquiteto José La Pastina Filho superintendente da 10 a Reg.- Iphan PR.
18h30 Abertura da Sala Especial "Ex Libris" com trabalhos selecionados entre os concorrentes ao Prêmio Ex Libris do Museu Paranaense. Entrega do prêmio ao vencedor do concurso.
19h30 Apresentação Musical com o Grupo "Terra Sonora" no Auditório do Museu Paranaense.
Sexta-feira (29)
19h Exibição do Filme "Guerra dos Pelados" de Sylvio Back.
20h Debate "Guerra do Contestado- 90 anos depois", com a participação de historiadores, professores e especialistas no assunto no Auditório do Museu Paranaense.
Deixe sua opinião