• Carregando...

Até o início do ano que vem o público poderá conferir cartões comemorativos de Natal e de Ano Novo na Sala Especial do Museu Paranaense. A exposição "Mensagens de Natal e Ano Novo" traz 80 postais de boas festas que datam do final do século XIX e século XX.

Os votos das tradicionais famílias paranaenses do final do século XIX podem ser vistos na mostra. Os exemplos são da família de Tertuliano Ramos, de 1892; de Priscilliano Corrêa – que deseja felicitações aos padrinhos em Paranaguá, no primeiro dia de 1897 - , ou ainda de Joaquim Sarmanho e esposa, que data de 1° de janeiro de 1892, curiosamente escrito em francês.

Os cartões utilizados no início do século XX são, na grande maioria, em formato de postal, com fotos ou desenhos alusivos à data. A singeleza destas mensagens remetem à um período quando as comemorações de fim de ano não tinham o cunho comercial como atualmente. A partir da década de 50 os cartões passam a ser mais elaborados, com um colorido mais intenso.

Outras exposições

Nas demais salas do Museu Paranaense podem ser vistas ainda mais três mostras: "Caminhos da Revolução Federalista no Paraná", com fotos, objetos e documentos sobre o importante episódio da nossa História; "Homenagem a Ruy Wachowicz", com fotos e objetos do professor e historiador paranaense, e "A Magia dos Anos 60", com objetos e documentos da coleção dos anos 60 do acervo do Museu Paranaense.

Confira o roteiro completo de exposições

Serviço: "Mensagens de Natal e Ano Novo", "Caminhos da Revolução Federalista no Paraná", "Homenagem a Ruy Wachowicz" e "A Magia dos Anos 60". De terça a sexta-feira, das 10h às 17h, sábados, domingos e feriados das 11h às 15h. Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, Alto São Francisco) Tel.: 3304-3300. R$ 2,00. Estudantes pagam meia entrada. Menores de dez anos e maiores de 65 têm entrada livre. Aos sábados a entrada é gratuita para todos. A mostra "Mensagens de Natal e Ano Novo" permanece até 6 de janeiro de 2007. As demais ficarão abertas até 4 de fevereiro de 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]