A exemplo de países como EUA, Japão, Austrália e a Europa, que encontraram na venda on-line de músicas um aliado no combate à pirataria e ao compartilhamento ilegal de arquivos pela internet, o mercado brasileiro de lojas virtuais de canções em formato digital vem dando sinais de crescimento. Visto que os brasileiros não têm acesso às principais lojas mundiais de venda de músicas, como o iTunes e Napster, empresas brasileiras como a holding IdeasNet e o provedor Uol lançaram os primeiros sites onde o usuário pode comprar, baixar e gravar músicas: iMusica e Uol Megastore, respectivamente. O sistema de funcionamento das lojas é parecido: o usuário compra uma determinada quantia de créditos, que podem ser pagos através de cartão de crédito ou boleto bancário, de onde são descontados os valores das músicas escolhidas no acervo. O preço, definido pelas gravadoras, vai de R$ 0,99 a R$ 2,99 no iMusica e tem valor inicial de R$ 2,90 na Uol Megastore. Apesar de justo quando comparado ao preço de US$ 0,99 cobrado pelas canções à venda no iTunes (quantia correspondente a R$ 2,17) o valor estipulado pelas duas lojas brasileiras, em muitos casos, acaba saindo mais caro para o usuário.
Um exemplo é o mais recente álbum da banda irlandesa U2, uma das mais baixadas durante nos primeiros dias de funcionamento da Uol Megastore, inaugurado no último dia 6. Para baixar o disco "How to Dismantle an Atomic Bomb", composto por 11 músicas, gasta-se o equivalente a R$ 31,90 (R$ 2,90 por faixa). Porém, o mesmo álbum em formato CD custa R$ 31,40 no site da loja Fnac, com caixinha e encarte com as letras das canções. Outro exemplo é do álbum "Acústico MTV", da banda Ultraje a Rigor, o usuário da Uol Megastore gasta R$ 39,80 (20 faixas, a R$ 1,99 cada), enquanto que o mesmo disco, em formato físico, é vendido por R$ 15,90 no site Submarino.
Apesar de promissor, o mercado de venda de músicas on-line brasileiro parece já sofrer com um problema que há muitos anos vem tornando a situação cada vez mais complicada no cenário musical nacional: a falta de visão das gravadoras. Se o objetivo é vender canções na internet para evitar a pirataria, é bom que os preços sejam mais atrativos não só que os das lojas, mas que os dos camelôs e vendedores ambulantes.
Confira as dez canções mais vendidas pelos dois principais sites brasileiros de comercialização de música digital no mês de julho.
Uol Megastore1) "Vertigo", U22) "Live with Me", Massive Attack3) "Vilarejo", Marisa Monte4) "Suddenly I See", KT Tunstall5) "Behind Blue Eyes", The Who6) "Déjà Vu", Pitty7) "Advertising Space", Robbie Williams8) "Beautiful Day", U29) "O Bonde do Dom", Marisa Monte10) "One", U2
iMusica1) "Obrigação", Dead Fish2) "Sou Ronaldo", Marcelo D23) "Desenho de Deus", Armandinho4) "Mistura de Raça", Falamansa5) "Hoje É Dia de Copa", Falamansa6) "Quadrilha Brasileira", Coroné Pereira7) "A Taça do Mundo É Nossa", Coral da Copa8) "É Hoje", Conjunto Nosso Samba9) "Pra Frente Brasil", Coral da Copa10) "Melô do Gol", Tchakabum
Para conhecer acesse: www.imusica.com.brhttp://megastore.uol.com.br
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode