O flamenco nasceu da mescla de cultura cigana, judaica e moura. Para escapar da inquisição espanhola, esses povos se refugiaram na Andaluzia, sul da Espanha. Inicialmente encerrado em festas familiares, com o tempo o flamenco tornou-se um dos ícones da cultura espanhola.
Os apreciadores do estilo tradicional de música e dança têm uma oportunidade, neste sábado (4) e domingo (5), de conferir mais um espetáculo do estilo. Cerca de 30 alunos do Estudio Aire Flamenco e quatro bailarinos profissionais, entre eles o uruguaio Sito de Ávila, apresentam o espetáculo de flamenco "Pasión", no Teatro Londrina, dentro do Memorial de Curitiba.
A rosa vermelha, símbolo do ritmo, estará presente entre os dez números de dança apresentados. A temática do espetáculo é a paixão pela arte e pela vida que movem o dançarino e o músico de flamenco. Música
Para abrir e encerrar as apresentações de dança, três músicos tocam ao vivo composições feitas exclusivamente para o espetáculo: Fabian Ferraz (flauta e saxofone), Renato Zimmermann (voz e violão) e Edu Salum (percussão). Alguns dos instrumentos utilizados, como o saxofone, são novidades incorporados mais tarde pelo flamenco. Também não faltarão as tradicionais batidas de castanholas para marcar o ritmo, a guitarra, o canto e o cájon (instrumento de percussão).
Confira a programação dos teatros
Serviço: "Pasión", espetáculo de dança e música flamencas. Sábado (4) às 21 horas e domingo (5) às 20 horas. Teatro Londrina (Rua Claudino dos Santos, 79 Memorial de Curitiba) Tel.: 3013-6063. R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião