Com uma assinatura artística inconfundível, o Grupo Fato é um dos projetos musicais mais longevos da cena musical curitibana. No próximo dia 26 de agosto comemoram-se 20 anos da primeira apresentação ao vivo da banda. A data marcante foi escolhida para o lançamento de Próximo, sétimo álbum do grupo.
Na noite do último domingo, o disco foi apresentado em um recital no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, em Curitiba, para convidados.
Para o baixista e violonista Ulisses Galetto, a banda "conseguiu aproximar linguagens diferentes e superar fronteiras" neste trabalho.
"Acho que conseguimos também trazer o Brasil para mais perto, porém com sotaques do mundo inteiro. É Paranaguá com Nova York", resume.
Para ele, este e os demais trabalhos do Fato são obras abertas, sujeitas a diferentes interpretações. "Gostamos de pensar que o disco é completado pelo ouvinte. Ele só fica pronto a partir da recepção afetiva de cada pessoa que o ouve", observa.
Galetto também afirmou que o resultado final de Próximo nasceu de um "trabalho coletivo". Com produção do músico carioca Pedro Luís (de Pedro Luís e a Parede), foi gravado e mixado em cinco estúdios diferentes no Rio de Janeiro e em Curitiba.
Além dos integrantes do Fato, atualmente um quinteto formado por Galetto, Daniel Fagundes, Grace Torres, Sérgio Freire e Priscila Graciano, as gravações contaram com a participação de Lenine, João Cavalcanti, Neuza Pinheiro e Barbara Kirchner, além do próprio Pedro Luís nos vocais, e de músicos como Gabriel Schwartz (flautas) e Yuri Queiroga (sintetizadores) e de outros convidados.
As 13 canções do disco são assinadas por vários autores ligados à banda. As letras e os arranjos reafirmam o estilo de música popular urbana que o grupo produziu nestas duas décadas de atividades: influências diversas, que vão de tradições regionais ao rock; da música do começo do século 20 ao eletrônico.
Lançamento
O disco será lançado oficialmente em um pocket show daqui a uma semana, no dia 26, às 19 horas, na Livraria cultura do Shopping Curitiba (R. Brigadeiro Franco, 2.300 Centro).
A banda está ensaiando um grande concerto com direção de Luiz Felipe Leprevost e figurinos de Alexandre Linhares, que vai estrear em setembro em São José dos Pinhais. Em novembro, o Grupo Fato se apresenta em Curitiba no sesc portão. Em 2015, a banda inicia uma turnê que vai passar por capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião