Produzido por Pedro Luís, novo disco reafirma o estilo “popular urbano” da banda curitibana| Foto: Aline Valente/ Divulgação

Com uma assinatura artística inconfundível, o Grupo Fato é um dos projetos musicais mais longevos da cena musical curitibana. No próximo dia 26 de agosto comemoram-se 20 anos da primeira apresentação ao vivo da banda. A data marcante foi escolhida para o lançamento de Próximo, sétimo álbum do grupo.

CARREGANDO :)

Na noite do último domingo, o disco foi apresentado em um recital no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, em Curitiba, para convidados.

Para o baixista e violonista Ulisses Galetto, a banda "conseguiu aproximar linguagens diferentes e superar fronteiras" neste trabalho.

Publicidade

"Acho que conseguimos também trazer o Brasil para mais perto, porém com sotaques do mundo inteiro. É Paranaguá com Nova York", resume.

Para ele, este e os demais trabalhos do Fato são obras abertas, sujeitas a diferentes interpretações. "Gostamos de pensar que o disco é completado pelo ouvinte. Ele só fica pronto a partir da recepção afetiva de cada pessoa que o ouve", observa.

Galetto também afirmou que o resultado final de Próximo nasceu de um "trabalho coletivo". Com produção do músico carioca Pedro Luís (de Pedro Luís e a Parede), foi gravado e mixado em cinco estúdios diferentes no Rio de Janeiro e em Curitiba.

Além dos integrantes do Fato, atualmente um quinteto formado por Galetto, Daniel Fagundes, Grace Torres, Sérgio Freire e Priscila Graciano, as gravações contaram com a participação de Lenine, João Cavalcanti, Neuza Pinheiro e Barbara Kirchner, além do próprio Pedro Luís nos vocais, e de músicos como Gabriel Schwartz (flautas) e Yuri Queiroga (sintetizadores) e de outros convidados.

As 13 canções do disco são assinadas por vários autores ligados à banda. As letras e os arranjos reafirmam o estilo de música popular urbana que o grupo produziu nestas duas décadas de atividades: influências diversas, que vão de tradições regionais ao rock; da música do começo do século 20 ao eletrônico.

Publicidade

Lançamento

O disco será lançado oficialmente em um pocket show daqui a uma semana, no dia 26, às 19 horas, na Livraria cultura do Shopping Curitiba (R. Brigadeiro Franco, 2.300 – Centro).

A banda está ensaiando um grande concerto com direção de Luiz Felipe Leprevost e figurinos de Alexandre Linhares, que vai estrear em setembro em São José dos Pinhais. Em novembro, o Grupo Fato se apresenta em Curitiba no sesc portão. Em 2015, a banda inicia uma turnê que vai passar por capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.