Grupo se apresenta no John Bull Pub| Foto: /Divulgação

Após rodar a América do Sul em 2012, o trio sueco de stoner rock Truckfighters volta ao Brasil para uma turnê que passa por sete capitais, além de quatro apresentações no Uruguai, Argentina e Chile. Em Curitiba, o show acontece nesta sexta-feira (13), no John Bull Pub (veja serviço completo no Guia Gazeta do Povo).

CARREGANDO :)

Com um som carregado de rock progressivo, psicodelia e fuzz, distorção típica entre bandas de stoner rock, o grupo foi formado na cidade de Örebro em 2001, e atualmente promove seu quarto álbum de estúdio, “Universe”, lançado em 2014. Mas foi em 2011, com o documentário “Truckfighters” - descrito pela própria produção como um “fuzzomentário” -, que o grupo alcançou a popularidade.

Publicidade

O documentário traz um tom satírico, mostrando como os três membros da banda, com vidas e empregos ordinários, ao mesmo tempo também são músicos de uma banda rock fazendo turnês pela Europa. Além de acompanhá-los nos shows e no estúdio, durante a gravação do álbum “Mania”, o filme ainda conta com depoimentos de músicos como Nick Oliveri e Josh Homme, do grupo Queens of the Stone Age.

Veja o trailer do “fuzzomentário”.

No vídeo, Homme brinca: “Quando eu era apenas um garoto, na escola primária, meu pai costumava falar comigo sobre uma banda chamada Truckfighters. Minha primeira reação foi: caminhões não deveriam brigar, porque ambos dirigem juntos e se dão bem”.

“Mas quando eu cresci, eu entendi que o Truckfighters não era apenas a melhor banda que eu já ouvi, mas a melhor banda que já existiu”, conclui o vocalista do Queens of the Stone Age.

Publicidade

Após o surgimento do hype ao redor da banda, até então conhecida apenas no underground do gênero, o vocalista e baixista Oskar Cedermalm, conhecido como “Ozo”, acompanhado do guitarrista Niklas Källgren (ou “Dango”) e o baterista Axel Larsson (ou “Enzo”), fez shows em grandes festivais como o alemão Wacken e o norte-americano South by Southwest, além de turnês mundiais como headliners.

E fazendo jus à popularidade que alcançou, a banda sueca ficou conhecida pelos shows intensos e energéticos ao redor do mundo. E o guitarrista Niklas confirma, através do site oficial da banda: “Nós ficamos empolgados quando há pessoas, as músicas, o volume e o poder, então nós enlouquecemos um pouco. Nós não permitimos que as coisas fiquem tediosas, nós as mantemos novas e excitantes ao vivo. Todas as noites quando tocamos, queremos que o show seja insano”.

Veja o último videoclipe da banda.