Dez bandas e DJs de Curitiba fazem apresentações abertas nas Ruínas de São Francisco entre a manhã e a noite deste sábado (27), no festival Ruído nas Ruínas.
Todos os grupos fazem música própria ou ligada à cena autoral da cidade. O cantor e compositor Troy Rossilho, mais identificado com a MPB, abre a programação de shows às 14 horas ao lado do grupo Os Calvos, com quem gravou o EP “Deixa o cão latir”, em que explora influências da folk music.
Em seguida sobe ao palco a Gripe Forte, banda que junta integrantes de três dos grupos de rock mais conhecidos de Curitiba – o guitarrista Fábio Elias (Relespública), o vocalista Oneide Diedrich (Pelebrói Não Sei?) e o baixista Giovanni Caruso (Faichecleres), além do baterista Ivan Rodrigues, filho do vocalista do Blindagem, Ivo Rodrigues (1949-2010). O show reúne canções do repertório de todas estas bandas.
Às 16h, o grupo Transtornados do Ritmo Antigo, que mistura influências como jazz, tango e música balcânica, apresenta as músicas de seu primeiro álbum, lançado no fim do ano passado.
A Confraria da Costa, que toca na sequência, também leva um repertório novo ao festival: o grupo lançou “Motim” em novembro de 2015.
Horários
Confira a programação do festival Ruído nas Ruínas:
10h – Atividade de Yoga
14h – Troy Rossilho e os Calvos
15h – Gripe Forte
16h – Transtornados do Ritmo Antigo
17h – Confraria da Costa
18h – Quick White Fox
19h – Ruído/mm
20h – Orquestra Friorenta
Com um estilo mais próximo do indie e do eletro-rock, a banda Quick White Fox toca às 18 horas, logo antes da banda instrumental ruído/mm.
Fecha a programação a Orquestra Friorenta, às 20 horas. O grupo foi formado por músicos de diferentes projetos da cidade para tocar canções da cena local com roupagens da música tradicional do Norte e do Sul do Brasil.
Outras atrações
É um festival de shows curtos, de cerca de 40 minutos. Os intervalos terão discotecagem de Sandra Carraro, Apple Carraro e Alejandro Bargueño. As atividades no local começam às 10 horas com uma atividade ioga. A partir do meio-dia, abre a feira gastronômica do evento, batizada de Jardim das Delícias.
O evento será realizado mesmo em caso de chuva. Não haverá área coberta. Até a tarde desta quinta-feira (25), a previsão do Simepar para sábado era de “pancadas de chuva com trovoadas isoladas”.
Proposta
A ideia do evento é promover artistas com trabalhos relevantes ou recém-lançados na cidade, segundo Michelle Hesketh – responsável pela curadoria ao lado de Daniel Valenzuela e Michelle Kelly. Eles são os responsáveis pelo projeto, que foi realizado por meio do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba. É a terceira vez que eles promovem um festival nestes moldes nas Ruínas de São Francisco. “O proposito é formar plateia para as bandas e incentivar o consumo da música local”, diz Michelle.
Deixe sua opinião