Dentre os feitos da longa carreira de Cauby Peixoto está a gravação da primeira canção de rock por um cantor brasileiro.
Depois de passar uma temporada nos Estados Unidos para tentar o sucesso com o pseudônimo Ron Coby, ele gravou em 1957 a faixa “Rock’n’ Roll em Copacabana”, composta por Miguel Gustavo – o mesmo autor do famoso hino “Pra Frente Brasil”, que marcaria a Copa do Mundo de 1970.
Logo depois, Cauby gravou “Enrolando o Rock”, de Betinho e Heitor Carrilho.
Conforme conta o autor Ronaldo Conde Aguiar, no livro “Os Reis da Voz” (Casa da Palavra, 2013), a ideia foi do empresário Edson di Veras, idealizador de algumas das jogadas comerciais que ajudaram a transformar Cauby em um artista de sucesso. O empresário teria visto “naquela música frenética” mais uma oportunidade para o cantor, que apresentou a canção em programas como o “Clube do Rock”, apresentado por Carlos Imperial na TV Tupi.
Cauby, no entanto, não foi o primeiro artistas brasileiro a gravar uma música no gênero. O título de desbravadora é de Nora Ney, que gravou uma versão de “Rock Around the Clock” em 1955.
Ouça “Rock’n’ Roll em Copacabana:
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião