A participação de Beyoncé no novo clipe do Coldplay, “Hymn For the Weekend”, vem levantando questionamentos na internet.
A cantora americana aparece caracterizada como uma atriz de Bollywood, usando trajes tradicionais da Índia, tatuagem de henna e mexendo a mão em círculos místicos.
Foi o estopim para uma saraivada de críticas de que ela estaria se apropriando indevidamente da cultura alheia.
Amena, uma blogueira de Mumbai (Índia), onde o vídeo foi gravado, escreveu no Twitter: “Quer retratar a Índia, entenda sua cultura rica e diversa primeiro! Antigos estereótipos não chegaram ao fim”.
Mensagens com este tom se repetiram, como a de um membro da equipe do “BuzzFeed” em Nova York, Ahmed Ali Akbar: “Nem sei o que dizer sobre este vídeo do Coldplay, exceto: bandas de rock brancas, por favor parem de filmar vídeos sagrados na Índia. Grato”.
Ele continuou a disparar contra a parceria entre Coldplay e Beyoncé: “É louco como literalmente todos os clipes na Índia batem na mesma tecla. Pintura sagrada, Bollywood, pobreza, espiritualidade. Faça-me o favor!”.
Entre os artistas que já usaram a Índia como pano de fundo para suas músicas: Iggy Azalea (“Bounce”), Selena Gomez (“Come and Get It”) e Major Lazer (“Lean On”).
O mais novo vídeo com tempero indiano é dirigido por Ben Mor, que já trabalhou com Britney Spears (“Work Bitch”) e Katy Perry (“Part of Me”).
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares