Quem conhece as lendas curitibanas, sabe que sob as pedras do Largo da Ordem pode existir uma cidade subterrânea permeada de túneis e habitada por seres bizarros.
Foi a partir desta Curitiba soterrada que o compositor Fabiano Silveira, O Tiziu compôs em seu violão de sete cordas “ZED – Estudos Musicais”, que apresenta em formato triplo: “Livro-CD-HQ”.
O combo é uma espécie de ópera em quadrinhos que será apresentada pela primeira vez neste domingo (31), às 20h, no pequeno auditório do Teatro Positivo, com entrada franca (confira o serviço completo no Guia).
A obra musical será lançada em CD. Fazendo às vezes de um “libreto” da peça musical há uma história em quadrinhos criada pelo desenhista André Caliman cujo cenário é a cidade escondida habitada pelo personagem BodeZed.
Os quadrinhos desenhados por Caliman em Paris (onde o artista mora atualmente), devem ser lidos com a trilha sonora álbum produzido por Tiziu. Os estudos musicais acompanham as histórias: são 10 estudos para 10 capítulos de quadrinhos.
No espetáculo, a música serve de trilha sonora para os quadrinhos projetados. Além do álbum e da HQ, no pacote há ainda um livro que reúne as partituras das músicas apresentadas no concerto.
Fabiano Silveira, O Tiziu é professor do Conservatório de MPB de Curitiba. Apaixonado pelo violão brasileiro, o músico especializou-se no instrumento de sete cordas. Em seu currículo exibe trabalhos ao lado de diversos grupos musicais, como compositor, arranjador e instrumentista.
Com o Trio Quintina já gravou cinco discos e dois DVDs, tendo colecionado sucessos em apresentações nas casas de shows curitibanas desde 1997. Lançou dois álbuns solo Ectoplasma (2011) e Os Afro-Choros (2013).
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro