Um dos artistas indicados ao prêmio de “Revelação” do Grammy Latino de 2016, que tem sua cerimônia de entrega marcada para 17 de novembro, é o gaúcho Ian Ramil. O trabalho que valeu a indicação, nesta categoria e na de “Melhor Álbum de Rock”, se chama “Derivacivilização”. É um disco caseiro, financiado por crowdfunding e gravado “entre amigos”, segundo conta o músico via Facebook, “por longos meses, pirando, marginais à indústria, cagando pros-e-nos donos do mundo”.
A presença de um trabalho desses em meio a projetos assinados e promovidos por estruturas de empresas multinacionais na lista da premiação é um indício do quanto o mercado da música mudou – e que o Grammy Latino está refletindo isso. “O resultado está nas suas mãos”, diz Tom Gomes, um dos fundadores da versão latino-americana do prêmio em 2000. “Há artistas novos, sem nenhuma gravadora por trás. E houve grandes artistas, de grandes gravadoras, que não se classificaram porque os votantes consideraram o disco ruim”, diz.
Há quase duas décadas envolvido com a Academia Latina de Artes e Ciências Discográficas (ALACD), Gomes sabe bem que a premiação está sujeita a ter seus critérios discutidos por quem não concorda com suas escolhas. Mas responde com tranquilidade aos questionamentos mais comuns – de que seria apenas uma festa da indústria, ou que seria marmelada.
O trabalho que a indústria faz hoje é muito pequeno em relação ao que fazia antigamente, então não nem dá para tentar ‘vilanizar’.
“O trabalho que a indústria faz hoje é muito pequeno em relação ao que fazia antigamente, então não nem dá para tentar ‘vilanizar’”, argumenta. Para Gomes, os próprios resultados apresentados pelos “músicos, produtores, engenheiros e outros profissionais da indústria da gravação” dão conta de desfazer os argumentos mais simplificadores.
Um exemplo, para Gomes, é a presença de dois brasileiros na categoria “Melhor Artista Revelação” (Sophia Abrahão e Ian Ramil), e de quatro títulos daqui entre cinco trabalhos indicados a “Melhor Álbum Instrumental”.
“Dos 4 mil votantes, deve ter uns 600 brasileiros. O resto são todos hispânicos”, explica. “Logo, os brasileiros foram escolhidos por hispânicos, que perceberam que neste ano houve uma safra muito boa de música do Brasil. Não dá para você duvidar desses critérios”, comenta.
Mudanças
O diretor artístico da Kuarup, Rodolfo Zanke – que acompanhou edições do Grammy a partir de gravadoras como EMI e Warner –, diz que a assinatura de multinacionais ainda tem força no mercado, mas que a ideia de uma “grande indústria” todo-poderosa hoje é ingênua. “De fato, há grandes lançamentos que são programados já para pleitear uma candidatura e ganham prioridade devido a um grande planejamento”, diz. “Mas a gente não vê mais essa coisa que se pensa, de que é um jogo de cartas marcadas, porque o mercado está muito diferente em termos de comercialização e lançamento”, diz.
A gente não vê mais essa coisa que se pensa, de que é um jogo de cartas marcadas, porque o mercado está muito diferente em termos de comercialização e lançamento.
O paranaense Nevilton Alencar teve a chance de conferir isso pessoalmente: a banda Nevilton, de Umuarama, foi indicada por dois anos consecutivos – em 2012, com o clipe “Tempos de Maracujá”, e em 2013, com o álbum “Sacode!”.
“Para a gente, num primeiro momento, foi uma coisa até meio surreal. Era improvável sermos indicados. Foi muito legal. Isso comprova o fato de que independentes também podem chegar até a indicação” , conta.
Relembre os finalistas da edição de 2016
Veja indicados do Brasil nas categorias gerais e nas categorias de música brasileira:
Cuestión de Esperar – Pepe Aguiar
Se Puede Amar – Pablo Alborán
Me Faltarás – Andrea Bocelli
Si Volveré – Buika
*Vidas Pra Contar – Djavan
Duele El Corazón – Enrique Iglesias part. Wisin
Ecos de Amor – Jesse & Joy
Lado Derecho Del Corazón – Laura Pausini
Iguales – Diego Torres
La Bicicleta – Carlos Vives & Shakira
Tour terral Tres Noches En Las Ventas – Diego Torres
Cinema – Andrea Bocelli
Mil Ciudades – Andrés Cepeda
*Vidas Pra Contar – Djavan
Conexión – Fonseca
Los Duó 2 – Juan Gabriel
Un Besito Más – Jesse & Joy
Donde Están? – José Lugo & Guasábara Combo
Buena Vida – Diego Torres
Algo Sucede – Julieta Venegas
A Chama Verde – John Finbury part. Marcella Camargo
Bajo El Agua – Manuel Medrano
*Céu – Celso Fonseca
Duele El Corazón – Enrique Iglesias part. Wisin
Ecos de Amor –Jesse & Joy
En Ésta No – Sin Bandera
Es Como El Día – Kevin Johansen + The Nada
Hermanos – Fito Páez & Moska
La Bicicleta – Carlos Vives & Shakira
La Tormenta – Los Fabulosos Cadillacs
*Sophia Abrahão
Alex Anwandter
The Chamanas
Esteman
Joss Favela
iLe
Mon Laferte
Manuel Medrano
Morat
*Ian Ramil
Una En Um Millón – Alexis y Fido
Cumbia Anthem – El Dusty part. Happy Colors
Hasta Que Se Seque El Malecón – Jacob Forever
*Pra Todas Elas – Tubarão part. Maneirinho & Anitta
Encantadora – Yandel
Energía – J. Balvin
Luz – El B
*Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa – Emicida
Visionary – Farruko
Despierta – Arianna Puello
Todavía – Francisco Céspedes
*Vidas Pra Contar – Djavan
Arde Estocolmo – Pedro Guerra
Mis Améicas Vol ½ – Kevin Johansen + The Nada
Auténtico – Alejandro Lerner
Manuel Medrano – Manuel Medrano
*Mercosul – Víctor Biglione
*Samba de Chico – Hamilton de Holanda
*Donato Elétrico – João Donato
Argentum – Carlos Franzetti
*Mosaico – Bruno Miranda
Graça Quase Acústico – Paulo César Baruk
A Vida Num Segundo – Ceremonya
Deus No Esconderijo Do Verso – Padre Fabio de Melo
Reaprender – Adelso Freire
Deus Não Te Rejeita – Anderson Freire
Tropix – Céu
Troco Liks – Tiago Iorc
Território Conquistado – Larissa Luz
Mundo – Mariza
Leve Embora – Thiago Ramil
Manal – Boogarins
Derivacivilização – Ian Ramil
Éter – Scalene
Canções de Exílio – Jay Vaquer
Distante em Algum Lugar – Versalle
De Bem Com a Vida – Martinho da Vila
Notícias Dum Brasil 4 – Eduardon Gudin
Tem Mineira no Samba – Corina Magalhães
Na Veia – Rogê & Arlindo Cruz
Samba Para Mangueira – Vários
Dilúvio – Dani Black
Todo Caminho É Sorte – Roberta Campos
Like Nice –Celso Fonseca
Delírio – Roberta Sá
A Mulher do Fim do Mundo – Elza Soares
Amanhecer – Paula Fernandes
Bar do Leo – Leonardo
Adivinha – Lucas Lucco
Baile do Teló – Michel Teló
Sóis – João Victor
No Forró Do Seu Rosil – Lucy Alves & Clã Brasil
Heraldo do Monte – Heraldo do Monte
Cordas, Gonzaga e Afins – Elba Ramalho
AR – Almir Sater & Renato Teixeira
A Luneta e Tempo – Alceu Valença
Amei Te Ver – Tiago Iorc
D De Destino – Almir Sater & Renato Teixeira
Maior – Dani Black (part. Milton Nascimento)
Maria da Vila Matilde – Elza Soares
Vidas Pra Contar – Djavan
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