Músico, bonequeiro e saci dos Garibaldis, o artista Itaercio Rocha se apresenta nesta sexta-feira (11), às 20h, no Teatro Paiol. Com repertório inédito, o show intitulado “Caboclo” abre o projeto “Brasis”, que levará dez nomes da música brasileira para o palco do Paiol.
Responsável por mudar a cara do carnaval curitibano, Itaercio, ou “Ita”, como é chamado pelos amigos, é animador e um dos fundadores do bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis, que se tornou símbolo da diversidade cultural da cidade.
No show “Caboclo”, o artista traz um repertório com 20 faixas, muitas inéditas, que contam histórias em textos, versos e temas musicais. A ideia é revelar um pouco de cada cultura popular que integra o artista.
Confira mais informações no Guia
Com arranjos assinados pelo próprio Itaercio em parceria com Matheus Braga, Fred Pedrosa e Du Gomide, diretor musical do espetáculo, as músicas resgatam expressões tradicionais da cultura brasileira, como samba, cacuriá, bumba boi, congada, maracatu, tambor de mina e aboia.
Nascido em Vila de Pedras, no município maranhense de Humberto de Campos (onde está o maior bumba-meu-boi do Brasil), Itaercio já morou em Olinda, São Luís, Campo Grande, Rio de Janeiro e Maringá antes de se estabelecer definitivamente em Curitiba, em 1996.
Desde pequeno, Ita recebeu influências culturais da família. Seu pai, músico prático, tocava em procissões, bumbas-bois e bailes do interior, enquanto a mãe regia a festa de coroação da Nossa Senhora e outras festividades religiosas.
Itaercio Rocha também é pesquisador de ritmos e sons do grupo Mundaréu, bonequeiro e ator.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião