O Psycho Carnival hoje é uma das maiores e principais festas do carnaval curitibano. Porém, depois de vários anos contando com apoio da prefeitura, a 18ª edição do festival, que acontece entre os dias 24 e 27 de fevereiro, será realizada no palco do Jokers Pub, local menor que o estacionamento da Câmara Municipal, onde foi sediado até 2016.
Totalmente dedicado ao Psychobilly – subgênero que deve a sua nomenclatura indiretamente a um trecho da canção “One Piece at Time”, de Johnny Cash – o festival reúne 24 bandas nacionais e gringas, divididas em quatro dias de evento, o que o coloca entre os maiores da cena na América Latina.
As proporções e a longevidade do festival demonstram, ao mesmo tempo, a aceitação do público curitibano e a força da cena psychobilly local. Vlad Urban – guitarrista e vocalista da banda Sick Sick Sinners e organizador do evento – considera que as razões do sucesso ao fato de “Curitiba conseguir desenvolver uma cena bastante profissional, com bandas e organização de muita qualidade. E quando a internet possibilitou a interação com outras bandas, outras pessoas que queriam se encontrar, o festival acaba chamando a atenção de pessoas que vem de outras cidades e outros lugares do mundo”, afirma.
Psycho Carnival 2017
Quando: De 24/02/2017 a 27/02/2017
Onde: Jokers Pub (R. São Francisco, 164, Centro)
Quanto: Entre R$ 85 e R$ 270
E, para os incrédulos, basta lembrar que, nesta edição, duas das mais reverenciadas bandas do gênero dão as caras por aqui. Conhecidos como “Os Reis do Psychobilly”, o The Meteors abrem o último dia do festival. Vlad lembra que os britânicos foram os responsáveis por formatar todo o estilo: “Lá pelos anos 80, foram eles que definiram a dose certa de punk, de rockabilly dos anos cinquenta que formaram o psychobilly. Isso acabou possibilitando o surgimento e a manutenção de diversas vertentes como o country alternativo ou mesmo o Hillbilly”, analisa.
Discípulos assumidos do Meteors, os também ingleses do Long Tall Texans, vêm pela segunda vez a Curitiba para o show que encabeça o segundo dia de Carnival. A primeira passagem pela capital paranaense aconteceu em 2009, durante a turnê de divulgação do álbum “Adventure”. Atualmente promovem o disco “The Devil Made Us Do It” e dividem o palco com Red Lights Gang, Ovos Presley, Kingargoolas, Crazy Horses, e Zabilly.
“Franceses malucos”
Trazer bandas de fora é uma prática que está relacionada com o próprio surgimento do festival. Lá pelo ano 2000, Os Catalépticos – banda anterior de Vlad Urban – contava com os serviços voluntários de um fã francês para atualizar o site do grupo. Como um pretexto para que ele pudesse vir conhecer o Brasil, foi organizada a primeira edição do Psycho Carnival, onde o convidado inclusive subiria ao palco com sua banda Skataphiles. Quando a banda chegou e eles finalmente se conheceram pessoalmente, um pequeno detalhe foi revelado: a banda jamais tinha se apresentado ao vivo.
Independente
Deste inicio até a edição que está por vir, muita coisa mudou. O festival se consolidou no carnaval, trouxe, em uma estimativa livre do organizador, cerca de 60 mil pessoas somente no evento principal, gerou ou agregou diversas iniciativas paralelas como o Curitiba Rock Carnival e a Zombie Walk. Um detalhe, no entanto, volta a unir as pontas.
Assim como no início, com a retração do apoio da prefeitura à iniciativa, o Psycho Carnival volta a mobilizar esforços de forma independente. A organização enxerga, no entanto, pontos positivos no fato, observando que, “embora sem os eventos paralelos, pudemos nos focar no suporte aos músicos, em manter a mesma qualidade e consistência dos shows, que é o que caracteriza um grande festival”, conclui Vlad.
Confira a agenda completa do Psycho Carnival 2017:
Sexta, 24/02
Hillbilly Rawhide
Phantom Rockers
No Milk Today
Tampa Do Caixão
Eles Mesmos
Surf Aliens
Sábado, 25/02
Long Tall Texans
Ovos Presley
Crazy Horses
Red Lights Gang
Kingargoolas
Zabilly
Domingo, 26/02
Sick Sick Sinners
As Diabatz
The Mullet Monster Mafia
Bad Luck Gamblers
Billys Bastardos
Fritz Da Puta
Segunda, 27/02
The Meteors
Krappulas
Cwbillys
Jinetes Fantasmas
Asteroids Trio
Mongo
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião