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Antônio Pinho, professor da UTFPR, é um “audiófilo” que ouve música em alta fidelidade e procura difundi-la em aulas e palestras. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Antônio Pinho, professor da UTFPR, é um “audiófilo” que ouve música em alta fidelidade e procura difundi-la em aulas e palestras.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A estrela pop Rihanna lançou no último dia 28 de janeiro seu novo disco, “Anti”, exclusivamente por meio do Tidal. Trata-se de um serviço de streaming de música criado em 2014 e comprado pelo rapper norte-americano Jay Z, que o relançou no ano seguinte com “coproprietários” como Beyoncé, Kanye West, Madonna e Arcade Fire – além da própria Rihanna.

Embora anunciado como mais “justo” na divisão das receitas com artistas e prometendo uma experiência musical melhor ao disponibilizar faixas com qualidade mais alta que a de concorrentes como o Spotify, o Tidal não decolou.

Mas muitos fãs da cantora foram ao serviço para baixar o disco gratuitamente. O Tidal pediu apenas um cadastro em troca do download, que podia ser no formato lossless (traduzindo, “sem perda” de qualidade).

Nos dias seguintes, disparou e-mails ofertando assinatura completa do serviço e enaltecendo a “experiência lossless” disponível na opção “HiFi”, que custa US$ 7,99 (cerca de R$ 31 – o dobro da assinatura com “qualidade normal”).

Segundo o serviço, a música “comprimida” de formatos como o MP3 tira a pressão dos baixos e corta detalhes dos pratos da bateria, por exemplo. O lossless seria “a forma como os artistas querem ser ouvidos”.

Para provar café, ou vinho, é preciso treinar o paladar. Com a música é a mesma coisa. Quando ouvida sem perda, mexe com as emoções de forma muito mais profunda.

Fábio Timiprojetista de equipamentos.

Faz diferença?

Antes de se desesperar com toda a experiência musical que você perdeu na vida ouvindo MP3, saiba que o tal lossless não faz sentido para todo mundo. A maioria sequer tem equipamentos de áudio capazes de reproduzir todos os detalhes da música de alta resolução.

O que angustia artistas e produtores como Neil Young – que lançou o PonoMusic, seu próprio sistema de música digital, para reagir ao que considerava baixa qualidade dos arquivos de música oferecidos pelo iTunes, por exemplo – é o excesso de compactação.

Em uma explicação simplificada, a música perde detalhes quando é comprimida em arquivos menores. Em nome da portabilidade, as pessoas estariam negligenciando a qualidade do som. Pode não parecer uma tragédia, mas é no mínimo uma pena, já que os músicos podem ser um tanto obsessivos com este tipo de coisa na hora de gravar.

Sensibilidade

Para sentir de fato a diferença é preciso estar em um bom dia, depois de uma boa noite de sono; colocar o som para tocar logo pela manhã – antes de os ruídos da cidade atrapalharem a sensibilidade.

Diferença é variável conforme o ambiente

Do ponto de vista da qualidade do arquivo de música, o lossless provavelmente proporcionará uma experiência mais rica para quem está acostumado a ouvir MP3 com muita compressão – normalmente com taxa de 128 kilobits por segundo. Mas não é preciso recorrer à música sem perdas para perceber a diferença, na opinião do músico e produtor curitibano Fred Teixeira.

Ele explica que a compressão nos arquivos de música é baseada em estudos psicoacústicos que permitem entender quais elementos podem ser retirados de forma que o cérebro não perceba ou perceba menos.

“Fiz vários testes a respeito da codificação da MP3. Quando é bem feita, as diferenças para pessoas que ouvem música em casa não são tão significativas”, opina.

“Um MP3 com 320 kbps vai ter qualidade muito próxima à do CD. A diferença [para o lossless] é questionável e vai depender muito do ambiente em que está ouvindo, da monitoração. Se a pessoa vai ouvir no iPhone, ou no computador, vai ser imperceptível”, diz.

Qualidade demanda investimento

Não espere perceber alguma coisa naquele fone que você ganhou na última viagem de avião. “Qualquer ouvinte médio num sistema bem equilibrado consegue ouvir as diferenças. O problema é o sistema bem equilibrado”, diz o professor do curso de Engenharia Elétrica da UTFPR Antonio Pinho – “audiófilo” que difunde a música com alta fidelidade em palestras e atividades com alunos.

Ele explica que o mínimo necessário para ouvir música de alta fidelidade é um bom amplificador, cabos especiais e caixas acústicas, além de uma sala com acústica controlada. O que pode custar desde alguns poucos mil reais até o preço de um carro.

A recompensa seria a sensação de ter Yamandu Costa tocando um chamamé na sala de casa. “Dá a ilusão de que é som ao vivo”, garante Pinho. Ele reconhece que isso não acontece com qualquer tipo de música (“para ouvir pop não vai fazer muita diferença”), mas diz acreditar que a demanda por música em alta resolução tende a aumentar.

Melindre

A questão sobre diferenças do som em alta fidelidade é realmente delicada – por isso mesmo, há quem diga que é tudo melindre, e que a maioria dos audiófilos não resistiria a um teste cego.

É preciso estar em um bom dia

Mesmo com uma fonte de áudio lossless e boas caixas, no entanto, há quem não seja capaz de dizer se o que está tocando é MP3 ou lossless. Mas isso não é motivo para vergonha, explica o projetista de equipamentos high-end Fábio Timi. A coisa é realmente delicada – por isso mesmo, há quem diga que é tudo melindre, e que a maioria dos audiófilos não resistiria a um teste cego.

É preciso estar em um bom dia, depois de uma boa noite de sono; colocar o som para tocar logo pela manhã – antes de os ruídos da cidade atrapalharem a sensibilidade. “Muitas variáveis podem enganar o cérebro da gente”, diz Timi. Então, ainda pode ser necessário ouvir e reouvir, por dias e dias.

“Quando a gente percebe de primeira, fica feliz, obviamente. Mas tudo na vida é questão de tempo”, diz o especialista. “Por exemplo: para provar café, ou vinho, é preciso treinar o paladar. Com a música é a mesma coisa. E a boa música, quando é ouvida na íntegra, sem perda alguma, consegue mexer com as emoções de forma muito mais profunda.”

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