Joey Alexander, pianista de jazz de 13 anos, abriu novos caminhos depois de ter duas indicações para o Grammy no ano passado, embora tenha saído da cerimônia de mãos vazias. Este ano ele tem nova chance de vencer.Joey foi indicado para o melhor solo de jazz improvisado com Countdown, no show de 12 de fevereiro que foi ao ar ao vivo pela CBS do Staples Center em Los Angeles.

CARREGANDO :)

Joey disse ter ficado muito grato pela indicação no Grammy no ano passado, mas foi mais especial se apresentar ao vivo num espetáculo transmitido pela TV e ajudar a trazer o jazz para um palco dominado pela música pop. “Estou muito feliz em compartilhar minha música, e em particular a música de jazz que talvez as pessoas nunca ouviram antes”, afirmou.

Publicidade

Joey, que é indonésio, apresentou-se em inúmeros locais como no Jazz at Lincoln Center, o Newport Jazz Festival e a Casa Branca.

Countdown é o título do álbum de Joey, lançado no ano passado. Ele compete, no Grammy deste ano, com John Scofield, Brad Mehldau, Fred Hersh e Ravi Coltrane, filho do ícone do jazz John Coltrane.

Joey disse que gravar um álbum foi mais tranquilo desta segunda vez e que ele aprimorou suas habilidades como solista. “Acho que é uma bênção para mim estar no estúdio porque... acho que isso me tornou um músico melhor.”

Como o seu álbum de estreia em 2015, My Favorite Things, este novo, Countdown, também ocupou o primeiro lugar na lista de jazz da Billboard. O novo álbum inclui três composições originais de Joey. “Ser original não é tão fácil e levei algum tempo para compor. Estou muito satisfeito que as pessoas gostaram do álbum e das minhas composições.”

Joey Alexander, que está na 5ª série do ensino fundamental e tem aulas online, disse que pratica o piano duas ou três horas por dia. Embora tenha muita influência de Thelonious Monk, Louis Armstrong e Duke Ellington, ele aprecia gêneros de música fora do jazz.

Publicidade

“Ainda adoro Michael Jackson. Amo sua música, sua alma”, disse ele. “E naturalmente James Brown. E cantoras de gospel como Aretha Franklin, Jahalia Jackson, todas essas grandes cantoras.”