O rapper canadense Drake foi o artista que mais vendeu discos em 2016 no mundo, ficando à frente de Prince e David Bowie, falecidos naquele ano, anunciou nesta quarta-feira (08) a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).
O responsável pelo sucesso do canadense foi seu quarto disco, “Views”, uma homenagem à sua cidade natal, Toronto.
Em 2015, a cantora britânica Adele ficou com o posto.
“‘Views’ foi o primeiro disco a alcançar 1,1 bilhão de reproduções na Apple Music, enquanto ‘One Dance’, a segunda faixa do CD, foi a primeira canção a ser ouvida um bilhão de vezes no Spotify”, explicou a IFPI em um comunicado.
O diretor-executivo da IFPI, Frances Moore, afirmou que “o sucesso fenomenal de Drake reflete a atração de seu som único para uma enorme audiência mundial”.
David Bowie, que publicou seu último disco - “Blackstar” — dois dias antes de sua morte, em janeiro de 2016, foi o segundo mais vendido, liderando as listas em 24 países, disse a IFPI.
A banda britânica Coldplay foi a terceira, seguida por Adele, Justin Bieber, Twenty One Pilots, Beyoncé, Rihanna, Prince e The Weeknd.
A IFPI, cuja sede fica em Londres, elabora seu ranking somando vendas físicas e digitais, incluindo downloads e reproduções em plataformas de inscrição na internet como o Spotify e a Apple Music.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia