É uma tradição em Curitiba desde 2003. Nos dias que antecedem o 23 de abril, uma série de apresentações gratuitas celebra um dos gêneros mais brasileiros em uma maratona de choro que culmina em uma grande festa no “Dia Nacional do Choro”.
A data de 23 de abril é uma referência ao nascimento de Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha (1897-1973), compositor responsável pela formação definitiva do conjunto de choro e divulgação do gênero musical brasileiro. Autor de temas como “Carinhoso”, um dos choros mais conhecidos no mundo, e outros clássicos como “Lamentos” e “1 x 0”.
Em 2017, a programação se inicia com apresentação do grupo Folha Solta nesta terça-feira (18) no Auditório da Escola de Música e Belas Arte do Paraná. Na quinta-feira (20), os chorões Lucas Melo e Julião Boêmio, o segundo apontado por Paulinho da Viola como um dos grandes nomes do gênero no país se apresentam no conservatório de Música de Curitiba.
No sábado (22) e domingo (23) duas grandes reuniões de músicos – rodas de choro – serão realizadas respectivamente às 10h na Boca Maldita e durante a feira Feira do Largo da Ordem no tradicional espaço do grupo Choro e Seresta a partir das 10h30. A programação se entende durante todo o mês com homenagens ao chorão Wilson Moreira, veterano do gênero na cidade e falecido no mês passado.
Confira abaixo a programação completa da semana do choro:
Grupo de Choro Folha Solta
Auditório da Escola de Música e Belas Arte do Paraná (Rua Francisco Torres, 253, Centro)
Roda de Choro no Conservatório com Lucas Melo e Julião Boêmio
Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)
Grande Roda de Choro
Boca Maldita
Dia Nacional do Choro - Conjunto Choro e Seresta e Convidados
Feira do Largo da Ordem (Rua Kellers, São Francisco)
***
Todas as apresentações têm entrada gratuita.