Quando Phyllis Lay começa a tocar flauta, o gato da família faz cara de bravo e sai correndo da sala. Geralmente o marido segue os passos do gato.
“Estou estudando umas notas meio altas e elas são barulhentas”, afirmou Phyllis, de 70 anos, professora aposentada de Tacoma, Washington. Mas, segundo ela, “às vezes é bom ficar sozinha na hora de estudar”.
Phyllis faz parte de um grupo cada vez maior de aposentados que volta aos instrumentos que costumavam tocar na infância e que foram deixados de lado com o passar dos anos, ou que estão aprendendo a tocar piano, flauta, trompete pela primeira vez.
O Centro Musical de Brattleboro, em Brattleboro, Vermont, teve um aumento de 10 por cento nos últimos cinco anos no número de alunos aposentados, afirma Carol Compton, diretora de programa pedagógico da escola do centro musical. “Passamos a criar cursos no período diurno para atender ao interesse desse público.”
Existem muitas opções para quem gosta da ideia de se desenvolver durante a aposentadoria e tem o tempo e a estabilidade financeira necessárias para explorar um hobby. Tênis? Jardinagem? Pôquer? Clube do livro?
Mas para quem se lembra com carinho de quando conseguiu dominar obras como “Für Elise”, de Beethoven, ou o Op.68 No.10 de Schumann, a ideia de retomar de onde pararam – ou de desenvolver novas habilidades musicais – é muito atraente.
Terapia
Para Phyllis, que teve um AVC há dois anos que afetou o braço e a mão direita, tocar um instrumento é uma terapia ao mesmo tempo física e emocional.
“Eu me sinto feliz quando consigo fazer alguma coisa. Fazer qualquer coisa já é um grande avanço em relação a alguns meses atrás. Quando fico nervosa, digo para mim mesma que amanhã talvez serei capaz de tocar as notas difíceis.”
“Eu me sinto feliz quando consigo fazer alguma coisa. Fazer qualquer coisa já é um grande avanço em relação a alguns meses atrás. Quando fico nervosa, digo para mim mesma que amanhã talvez serei capaz de tocar as notas difíceis.”
A Associação Musical Internacional New Horizons, uma ONG dedicada a adultos com mais de 50 anos que desejam tocar em grupo, conta com dez mil participantes em 232 bandas e orquestras em todo o país. Além disso existem mais de 44 conjuntos ainda em fase de planejamento, afirmou Roy Ernst, que fundou a organização em 1991.
“Nosso crescimento tem sido constante. As pessoas entram em contato conosco o tempo todo”, afirmou Ernst, professor emérito da Escola de Música Eastman, em Rochester, Nova York.
Círculo social
Muitas pessoas que entram para uma orquestra ou coral veem a participação como uma chance de aumentar seu círculo social e fazer parte de uma comunidade que cria arte. “Com frequência, os adultos mais velhos falam detalhadamente sobre o fato de sempre terem adorado música e ido a shows. E agora, depois da aposentadoria, eles finalmente têm tempo para participar do show”, afirmou Alicia Andrews, diretora assistente da Escola Lucy Moses, parte do Centro Musical Kaufman, em Nova York.
Judy Fink tocou flauta por três ou quatro meses quando estava na quarta série, depois passou anos curtindo o violão. “Mas eu era muito perfeccionista e isso é um problema quando você ainda está aprendendo”, afirmou Judy, de 63 anos, professora primária aposentada e diretora do curso do Centro Stone Barns de Educação e Agricultura, em Tarrytown, Nova York. “Sempre amei música e eu e meus irmãos tínhamos o hábito de ir a apresentações de música erudita, mas eu não entendia aquilo em um nível intelectual. Era um quebra-cabeças que eu não conseguia resolver.”
“A parte mais divertida de estudar piano hoje é que posso praticar sempre que quero”
Quando tinha quarenta e poucos anos, Judy teve aulas de piano durante um bom tempo, mas a rotina de trabalho só permitia aulas durante a noite. Quando ela e o marido, Rob Freeberg – que é professor de música aposentado – se mudaram de Dummerston, Vermont, para Briarcliff Manor, Nova York, há quatro anos, o momento parecia perfeito para retomar as aulas. Agora ela faz aulas particulares e em dupla no Centro Musical Brattleboro.
“A parte mais divertida de estudar piano hoje é que posso praticar sempre que quero”, diz Judy, que acrescentou que ir a concertos se tornou ainda mais divertido, à medida que aprende mais teoria musical.
“Quando vou a um concerto, me dou alguma tarefinha, como prestar atenção às mudanças de clave dentro dos movimentos, para ver como isso afeta a tonalidade das obras.”
Vantagens da idade
Alguns aposentados afirmam que seus dedos não se movem entre as teclas e cordas com a agilidade que gostariam – e talvez não seja tão fácil decorar uma sonata inteira, como antigamente. Mas para algumas coisas a idade é vantajosa.
“Você sabe mais sobre si mesmo como estudante do que sabia aos 5, 6 ou 7 anos de idade”, afirma Alicia Andrews, da Escola Lucy Moses. Você sabe, por exemplo, se prefere que as coisas estejam escritas, ou se prefere ouvir a lição, ou se prefere ter uma visão generalista, ou se prefere se ater aos detalhes. Além disso, você conhece o tipo de feedback que precisa.
“Hoje, sou muito mais paciente comigo mesma. Quando fico frustrada, não entro em crise. Agora sei quando parar.”
Por consequência, “muitos dos nossos adultos sabem o que compartilhar com os professores para criar o melhor ambiente de aprendizado”, diz ela.
Adultos mais velhos também são mais tranquilos do que eram no passado – e mais tolerantes quando erram uma nota (ou seis). Judy conta que agora, diferentemente de quando começou a tocar piano pela primeira vez, ela é mais realista em relação às expectativas e aos objetivos apropriados. “Hoje, sou muito mais paciente comigo mesma. Quando fico frustrada, não entro em crise. Agora sei quando parar.”
Fazendo amigos
Laura Leinberger tocava piano quando era criança, mas decidiu depois de uma carreira toda na gestão de operações que preferia uma experiência musical mais coletiva durante a aposentadoria. Assim sendo, começou a fazer aulas de canto e, por consequência, se uniu à Oratorio Society de Nova Jersey – ela é contralto – e está aprendendo as dificuldades de se cantar em duetos e as harmonias para quatro vozes.
“Eu estava habituada a ser uma das melhores alunas da turma, mas agora cheguei a um ponto em que desejo correr o risco de ser a pior da classe. Não faz diferença para mim. Os outros integrantes do coral têm metade da minha idade, mas me aceitaram muito bem. E a cada semestre meu alcance e volume aumentam”, afirma Laura, de 72 anos.
Para muitos adultos mais velhos, essa é uma oportunidade ideal para fazer amigos, além de fazer música. “Os aposentados vão se tornando cada vez mais isolados e presos ao passado. A música os conecta a outras pessoas”, explica Ernst.
“Acho que isso salvou minha vida. Realmente preencheu um vazio. Eu toco músicas dos anos 50 que me trazem muitas lembranças.”
Quando Lois Owen, de 81 anos, se mudou para Durham, na Carolina do Norte, vinda de Chicago em 2013, após a morte do marido, “Estava meio deprimida”, afirma. Ex-planejadora de eventos e agente imobiliária, se viu em uma cidade desconhecida em uma casa de repouso onde não conhecia ninguém. Mas havia um piano Steinway na sala de estar da casa, e um dia ela, que havia começado a tocar de ouvido ainda no jardim de infância e estudou voz e piano na faculdade, se sentou e começou a tocar.
“Acho que isso salvou minha vida. Realmente preencheu um vazio. Eu toco músicas dos anos 50 que me trazem muitas lembranças”, afirma.
Aparentemente, seus colegas da casa de repouso também têm essas lembranças. “Agora as pessoas vêm até mim e querem me conhecer. Aumentei o número de amigos que tenho aqui e me sinto muito bem com isso”, afirma Lois.
Ainda assim, ela não acredita que possa progredir muito a essa altura da vida. “Não vou fazer sucesso, mas vejo que as pessoas ficam felizes quando toco para elas”, diz Lois, que também se apresenta para muitos pacientes com Alzheimer.
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